quinta-feira, 24 de julho de 2014

Refeição Solene

Esta noite se observará ao SENHOR, porque, nela, os tirou da terra do Egito; esta é a noite do SENHOR, que devem todos os filhos de Israel comemorar nas suas gerações.
                    
                Êxodos 12.42

É habitual em nossa cultura comemorarmos os grandes eventos e transações com uma refeição, é uma forma de registrarmos o fato porque ao compartilharmos a refeição criamos laços memoráveis, pois usamos alguns dos nossos sentidos: paladar, tato e olfato.
Talvez seja por isso que o SENHOR ordenou aos israelitas que comessem antes de deixar o Egito. A Páscoa foi a refeição memorável da libertação maravilhosa dos judeus do jugo egípcio, concedida por Deus ao seu povo.
Um cordeiro sem defeito foi sacrificado em cada casa na preparação da ceia, o sangue deste animal foi aspergido sobre os umbrais das portas das casas. Enquanto o cordeiro era preparado com ervas amargas, o SENHOR se moveu pela terra egípcia executando julgamento e trazendo seu juízo, o Anjo do SENHOR passou direto por todas as casas que portavam o sangue do cordeiro.
A refeição pascal tornou-se um marco festivo para os israelitas, nas gerações seguintes, comemorado pelos hebreus com pão sem fermento e cordeiro assado, lembrando-se do livramento de Deus aos seus antepassados.
A Páscoa também apontava para uma libertação futura ainda maior que Deus realizaria, cerca de catorze séculos depois o SENHOR Jesus Cristo viria à terra  como o Cordeiro de Deus , que tira o pecado do mundo (João 1.29), Ele seria o Cordeiro sem defeito e sem mácula, sem pecado (1 Pedro 1.19), seria sacrificado  por nossos pecados (Hebreus 10.12), seu sangue seria aspergido em nossas consciências (Hebreus 9.11-22), Paulo o identificou como Cristo, nosso Cordeiro pascal (1 Coríntios 5.7).

Na noite que antecedeu sua morte, Jesus celebrou a última páscoa com seus discípulos, durante a refeição rememoravam a forma como sua nação se libertou da escravidão egípcia. Então Jesus fala a eles sobre a grande libertação espiritual, prestes a ocorrer e para nos lembrar do grandioso dom da salvação, instituiu uma simples refeição cerimonial composta apenas de pão e vinho, simbolizando sua carne e seu sangue entregues como resgate da humanidade, chamada Ceia do SENHOR, esta refeição aponta para a cruz, a ressurreição e tudo o que Deus fez por nós, nela temos o marco, a expressão máxima e definitiva da infinita misericórdia e amor divinos sobre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário