quinta-feira, 24 de julho de 2014

Promessas da Aliança


Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o SENHOR lhe apareceu e disse: Eu sou o Deus todo poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro. Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência.
Abrão prostrou-se, rosto em terra, e Deus lhe disse: De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações. Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações. Eu o tornarei extremamente prolífero; de você farei nações e de você procederão reis. Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes. Toda a terra de Canaã, onde agora você é estrangeiro, darei como propriedade perpétua a você e a seus descendentes; e serei o Deus deles.        


                            Gênesis 17.1-8


Anos após ter feito aliança com Abraão, Deus apareceu para confirmá-la, quando o patriarca tinha 99 anos de idade, Abraão prostrou-se, com o rosto em terra, em temor reverente e adoração a Deus. Então Deus estabeleceu os termos e as promessas da aliança entre eles, mudou seu nome para Abraão e o de Sarai para Sara e confirma três promessas que faziam parte da aliança:
1. Abraão seria o Pai de muitas nações, o que confirmava a promessa de que Deus multiplicaria a semente dele como o pó da terra e como as estrelas do céu (Gn 13.16; 15.5);
2. Ser o seu Deus e dos seus descendentes;
3. Dar a ele e à sua descendência a terra de Canaã como possessão eterna.
Quando duas famílias firmavam uma aliança de sangue, cada uma tomava o nome da outra como testemunho eterno de que tornavam-se uma. Em sua aliança com Abraão, o Senhor prometeu ser não apenas o Deus de Abraão, mas também o de seus descendentes. Por isto, tomou o nome Abraão e de seus descendentes referindo-se a si mesmo como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó (Êx 2.24; Lv 26.42).
Ao fazer isto, Deus dizia que Ele se havia tornado aliançado com Abraão e sua família, descendentes naturais e espirituais, os quais passaram a ser família de Deus também, estava lembrando que a sua força, o seu poder e a sua glória agora pertenciam também a Abraão.
Paulo disse aos gálatas: "Assim também as promessas foram feitas a Abraão e à sua Semente, referindo-se obviamente a Cristo, o Messias... E, se vocês são de Cristo [se estão nele, que é a semente de Abraão], então são descendência de Abraão e herdeiros [espirituais]segundo a promessa" (Gl 3.16,29 TAB Versão Amplificada);
Nós herdamos todas as promessas feitas a Abraão sob a Antiga Aliança! E, sob a Nova Aliança, temos acesso a essas promessas por meio da fé, então necessitamos romper barreiras, para não limitarmos o agir de Deus.
Muitos cristãos hoje creem na promessa de Deus quanto à salvação e ao perdão dos pecados, mas não conseguem crer na cura ou na provisão divina para as necessidades físicas e materiais de seus servos.

Chegou a hora do povo de Deus andar em “unção de aliança", na qual nos apropriamos pela fé de TODAS as promessas que Deus nos fez em seu pacto eterno conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário