domingo, 16 de setembro de 2018

Obedecer é melhor que sacrificar


Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.

                                   Romanos 13.1

Quantas são as vezes em que criticamos e revoltados hostilizamos aos nossos governantes mediante atitudes que julgamos tendenciosa, inconveniente, perniciosa, impopular e inadequada...
Mas, quando entendemos o princípio de autoridade contido na Palavra nos tornamos submissos, não para evitarmos e fugirmos da provável punição, mas por conta da consciência que temos de que toda autoridade emana do SENHOR. E quando nos sujeitamos às autoridades estamos nos submetendo diretamente ao nosso Deus, que é o SENHOR de todos, inclusive daqueles que exercem o poder de mando; e a Quem todos indistintamente, um dia face a face prestaremos contas, responderemos por todos os nossos atos aqui praticados e palavras fúteis aqui proferidas.
"Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão" (Romanos 14.12,13).
"Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado" (Mateus 12.36,37).
Rebeldia é uma atitude ilegal – tudo o que aqui plantarmos, certamente colheremos - quem planta rebeldia vai colher o fruto resultante da sua rebeldia. O rebelde sempre se dará mal.
Existem duas opções para nós: submissão e obediência para a bênção ou rebeldia e desobediência para a maldição. É bom analisarmos qual das duas alternativas nos convém adotar.
"Ai dos filhos rebeldes, declara o Senhor, que executam planos que não são meus, fazem acordo sem minha aprovação, para ajuntar pecado sobre pecado", (Isaías 30.1).
"A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria" (1 Samuel 15.22,23).
Poderoso Deus, amado das nossas almas, ensina-nos a obediência e submissão, bem sabemos que toda autoridade é instituída pelo SENHOR, e que a rebeldia de Ti não procede e não pode jamais agradá-Lo. Por tudo somos gratos, no Nome santo do SENHOR Jesus!
"Porei jovens no governo; irresponsáveis dominarão. Jerusalém está em ruínas, e o povo de Judá está caído; suas palavras e suas ações são contra o Senhor, desafiando a sua presença gloriosa. O jeito que olham testifica contra eles; mostram seu pecado como Sodoma, sem nada esconder. Ai deles! Pois trouxeram desgraça sobre si mesmos.
Digam aos justos que tudo lhes irá bem, pois comerão do fruto de suas ações. Mas, ai dos ímpios! Pois tudo lhes irá mal! Terão a retribuição pelo que fizeram as suas mãos. Meu povo é oprimido por uma criança; mulheres dominam sobre ele. Meu povo, os seus guias o enganam, e o desviam do caminho" (Isaías 3.4,8-12).
"Pobre da terra cujo rei é jovem demais e cujos líderes fazem banquetes logo de manhã. Feliz é a terra cujo rei é de origem nobre, e cujos líderes comem no devido tempo, para recuperar as forças, e não para embriagar-se" (Eclesiastes 10.16,17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário