domingo, 5 de julho de 2020

Lidando com a escassez


Vou pescar, disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: Nós vamos com você. Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada.

                                            João 21.3 

O Mestre e SENHOR Jesus havia ressuscitado, já aparecera a alguns dos discípulos; eles ainda não haviam recebido ordens claras de seguirem em frente, assim sendo pensaram em voltar na antiga prática do que sempre fizeram, ou seja - pescar. Então tentaram pescar por toda a noite no Mar da Galileia, mas sem nenhum sucesso, nada pegaram.
Exaustos e já de manhã cedo, provavelmente ainda escuro. Eles avistam uma figura de pé na praia, que lhes interroga: "Amigos, pegaram algum peixe"?
Observemos que ao longo das Escrituras, Deus freqüentemente pergunta sondando, quando quer de nós uma confissão. Da mesma forma, o Mestre Jesus estava sondando Seus discípulos: "Pegaram alguma coisa?! Foram bem sucedidos?! As coisas aconteceram da maneira como esperavam?! Estão satisfeitos com o resultado que obtiveram"?!
Sim, isso porque o SENHOR precisava que eles admitissem o seu fracasso, assim Ele poderia levá-los onde precisavam estar, para receberem a bênção.
Quando os apóstolos lançaram a rede ao lado direito do barco, como Ele lhes recomendou, a rede encheu-se, tornou-se tão pesada com os peixes que eles quase não podiam puxá-la! E com isso o SENHOR estava ensinando-os e também a nós, uma importante lição: muitas vezes a falha pode ser a porta para o verdadeiro sucesso, para a exaltação e a glória do nosso amado Deus.
Nós também precisamos absorver esse aprendizado, chegar a esse ponto em nossas vidas, de reconhecer: "SENHOR, não estamos satisfeitos com os resultados obtidos na forma como conduzimos a nossa vida. Estamos frustrados de tanto fracassar, cansados de fazer tudo do nosso jeito; queremos agora fazer do Seu modo".
Certamente se chegarmos ao nosso Deus desta forma, Ele nos estenderá o Seu perdão. E então Ele nos surpreenderá, tomará a nossa vida e a transformará de maneira que nem podemos imaginar.
"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro" (Jeremias 29.11).
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário