quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Os desafios nos mantém

Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia.

                           1 João 3.13

Há um relato sobre alguns fornecedores de peixes que estavam com problemas para transportar bacalhau da costa leste. Quando chegavam à costa oeste, constatavam que todos haviam perecido. Tentaram congelar, mas ao chegar, já estavam amolecidos. Então optaram por enviá-los vivos, mas eles chegavam mortos. Embora já desanimados com tantos prejuízos, enviaram novamente, mas com uma diferença; incluíram um catfish (espécie de bagre) em cada tanque. Observemos que o catfish é inimigo natural do bacalhau. Ao chegarem, os bacalhaus estavam vivos, saudáveis, e bem ativos porque haviam passado todo o trajeto, fugindo do catfish. 
Esta é uma questão que também nos serve de lição - Talvez Deus também tenha colocado um peixe em nosso aquário para manter-nos vivos, despertos e bem espiritualmente. Sim, chamamos isso de provação. 
Talvez haja uma pessoa no trabalho, vizinhança, grupo de amigos, no colégio, ou mesmo em nossa própria família, que sempre nos trás perguntas difíceis sobre as coisas espirituais, nos coloca em situações conflitantes em virtude da nossa fé em Jesus Cristo.
Encabulados, sempre nos questionamos por que isso acontece. É exatamente assim que o bacalhau deve ter se sentido dentro do tanque com um catfish. Se soubéssemos entender a sua linguagem, certamente devem ter indagado entre si: "Mais essa agora! Nos tira de nosso habitat natural, nos aprisiona nesse tanque claustrofóbico, e ainda coloca nosso inimigo em nosso encalço... Não podemos nem mesmo morrer em paz! Só por Deus mesmo"!!!
E bem assim somos nós, essas pessoas que nos antagonizam, nos mantém - nos faz pensar, estudar, buscar, aprofundar. E tudo isso redunda em crescimento espiritual para nós.
Pouco antes de Sua crucificação, Jesus disse aos discípulos: "Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia". (João 15.19). Deus sempre permitirá provações na vida do crente. Se neste exato momento estivermos atravessando uma, vale lembrar:
A provação confirma que somos filhos de Deus; e também nos impulsiona a buscar e nos achegar mais a Deus. E sempre que sofremos perseguição por conta da nossa fé, lembremos: este mundo não é o nosso lar, não estamos aqui para nos dar bem – estamos apenas de passagem - Os que são amigos do mundo, são inimigos de Deus.

"Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. Bem aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês" (Mateus 5.10-12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário