terça-feira, 21 de novembro de 2017

Arriscando obedecer


Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

                                      Atos 9.15

Antes da conversão, Saulo era um respeitado líder fariseu e possivelmente tenha sido um membro do Sinédrio judaico. Ele presenciou e compactuou com a morte do primeiro mártir da igreja cristã, Estevão. Seu encontro com Jesus a caminho de Damasco, resultou em sua conversão, mas  os cristãos daquela época inicialmente suspeitavam da autenticidade de sua conversão, o que é bastante compreensível.
Então, quando Deus chama Ananias para enviar a Damasco ao encontro de Saulo para orar por ele, Ananias reage de forma relutante é obvio, pois todos temiam a Saulo, que antes transpirava requintes de crueldade contra os cristãos, e por onde passava deixava o seu rastro. Mas, mesmo relutante e um tanto temeroso Ananias procedeu exatamente como o SENHOR lhe ordenara. Encontrou Saulo no endereço indicado – conforme orientado, ele orou para que o SENHOR restaurasse a visão de Saulo, pois havia ficado completamente cego, ofuscado por uma forte luz na estrada de Damasco, durante o inesperado encontro que tivera com Jesus, e o SENHOR assim atendeu, restaurando a visão.
É interessante observar que quando Deus quis usar alguém para orientar Saulo, Ele não enviou um apóstolo como Pedro ou João - chamou um homem comum. Ao que se sabe até então, Ananias não foi o escritor de nenhum dos livros do Novo Testamento, nem ressuscitou a mortos, ou mesmo proferiu um sermão notável que tenhamos conhecimento. Mas ele, pela fé, mostrou fatos, revelou verdades importantes e cruciais a um homem que faria tudo isso, e muito mais. Ananias ensinou o recém-convertido Saulo que, com o auxílio do Espírito Santo, veio a tornar-se o notável apóstolo Paulo, provavelmente o maior pregador da história da Igreja.

Sem dúvidas há muitos "Ananias" espalhados nos anais da nossa história, e graças a Deus por estes "anjos" do Reino, que fielmente trabalham nos bastidores, enfrentam seus temores e vencem suas inseguranças para fazer a diferença em nossas vidas. A maioria deles passam desapercebidos por nos, e são desconhecidos para os expressivos homens da mídia, dificilmente seus nomes figuram nos registros da história, mas certamente são amados e bem valorizados por Deus.
"Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade"! (Salmos 115.1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário