sábado, 4 de novembro de 2017

Gloriosa segurança!


 Ele conhece o caminho por onde ando;

                    Jó 23.10

Que privilégio! Que gloriosa segurança, é a do cristão! Em todo o nosso caminhar – talvez errante, torcido, cheio de enrosco, misterioso, emaranhado, enigmático, sinistro, cheio de obstáculos e percalços – caminhos de provação, alegrias, surpresas, tristezas, superações e lágrimas – mas nada escapa ou foge ao Seu controle, Ele tudo vê, e bem conhece cada detalhe do nosso caminhar.
A fornalha aquecida sete vezes mais, Ele mesmo a permitiu – há um Guia Todo-Poderoso traçando e dirigindo os nossos passos, seja até as águas amargas de Mara, seja ao gozo e refrigério de Elim...
Aquele caminho, trajeto escuro para os egípcios, tem seu pilar de nuvem protetora e fogo reluzente para Israel. A fornalha é sete vezes mais quente que o normal, mas não somente podemos descansar confiadamente na mão que a acendeu, como também estar seguros de que o fogo está aceso não para consumir, mas para refinar; certos de que, terminado o processo de refinamento, no exato momento, nem antes nem depois; Ele retira os que são Seus purificados como ouro reluzente.
E quando o Seu povo, em meio ao calor do sofrimento, pensa que está só e esquecido, Ele encontra-Se muito próximo, no controle e no domínio, pois nunca abandona os Seus.
Será que nós conseguimos divisar Sua visita, em nosso quarto, juntamente com os primeiros raios de claridade da manhã, Deste que é mais fulgente que o esplendor do sol?
E seremos capazes de reconhecer o olhar cheio de ternura, de zelo e compaixão de Pai, que solícito nos acompanha por toda a trajetória do nosso dia, e bem conhece antecipadamente todo o nosso caminhar?

"Senhor, tu me sondas e me conheces... todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir" (Salmos 139.1,3,4,7-12,6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário