sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Jesus tornou-se Servo


Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

                               Mateus 20.26-28

Quando Jesus veio a esta terra, não assumiu uma posição na realeza. Ao contrário disso, tornou-se um servo.
A palavra traduzida por "servo" vem do vocábulo grego "doulos", que significa "prender", trazendo a idéia de uma pessoa que está presa à outra, um escravo, alguém entregue à vontade de outrem ou um escravo dedicado à vontade de seu senhor a ponto de desconsiderar os próprios desejos e interesses.
Jesus humilhou-Se, assumindo a forma humana, e tornou-Se Servo (Isaías 53.11). Ele abriu mão de Sua própria vontade em prol da vontade e do plano divino. Não buscou realizar nada à Sua maneira. Estava tão comprometido em cumprir a vontade do Pai que não Se preocupou nem valorizou a própria vida.
Como Servo de Deus, Jesus estava "preso" ao Senhorio Dele. Viveu apenas para glorificar a Deus, sem jamais exaltar a Si mesmo. Em vez disso, reconheceu publicamente que era dependente do Pai. Ele disse: "Por mim mesmo, nada posso fazer". E: "O Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer" (João 5.19). Disse ainda: "O Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra" (João 14.10). Afirmou também: "Não estou buscando glória para mim mesmo" (João 5.30,19; 14.10; 8.50).
Sabendo que a vontade do Pai era que Ele, Jesus, sofresse e morresse, nosso SENHOR caminhou até Jerusalém, obediente como um escravo, como um cordeiro mudo, sem abrir a Sua boca. Passou a vida satisfazendo as necessidades de outros. Como Servo de Deus, sabia que Sua vida não lhe pertencia, e sim ao Pai - realizou a vontade do Pai: curou os doentes, abriu os olhos dos cegos, fez coxos andar, devolveu a audição aos surdos, ressuscitou mortos. 
Em contraste com a Sua grande humildade e Seu desejo de servir aos outros, vemos a realidade do desejo inerente à natureza pecaminosa do ser humano, que deseja ser o primeiro, o maior, o melhor; numa constante busca por reconhecimento, aceitação, realização e sucesso.
Jesus prometeu aos discípulos que eles se assentariam em doze tronos com Ele em Seu Reino. Enquanto caminhavam rumo a Jerusalém, pensando haver chegado a hora em que Cristo iria estabelecer o Seu Reino na terra, eles começaram a discutir sobre quem receberia os lugares de maior honra. Isso gerou muita discussão ao longo do caminho.
Quando chegaram a Cafarnaum, Jesus perguntou-lhes: "O que vocês estavam discutindo caminho"? (Marcos 9.33). Os discípulos, envergonhados, não responderam - não queriam que Ele soubesse que estavam discutindo a respeito de quem seria o maior entre eles. O Mestre, no entanto, sabia o que estava no coração deles. Então os reuniu e disse-lhes: "Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos" (Marcos 9.35).
Eles ouviram as palavras de Cristo, porém o desejo de ser o principal era tão forte que a discussão ainda continuou. Em outra ocasião, depois que Tiago e João pediram uma posição de destaque ao lado de Jesus no céu, os outros dez discípulos ficaram "indignados" (Mateus 20.24). Mostraram-se enciumados e revoltados com a ousadia dos dois "folgados" irmãos.
Na noite em que Cristo Se ofereceu como sacrifício pelos pecados do mundo, os discípulos ainda estavam debatendo a respeito de quem seria o maior no Reino de Deus (Lucas 22.24).
E vergonhosamente, exatamente assim nós, a nossa velha natureza mundana tende a ditar as ordens, e valorizar o fugaz, o efêmero, as posições de destaque, o brilho dos holofotes em detrimento aos valores espirituais e eternos.
"Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará"
(João 6.27).
"Cuidado com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, de receber saudações nas praças e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações. Esses receberão condenação mais severa"!
(Marcos 12.38-40).

"Quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga-lhe: ‘Amigo, passe para um lugar mais importante’. Então você será honrado na presença de todos os convidados. Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado" (Lucas 14.10,11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário