segunda-feira, 22 de maio de 2017

Super herói


Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.

                                 Filipenses 4.11,12

A quem elegemos, admiramos e nos espelhamos como super herói – a quem consideramos modelo de conduta, coragem e heroísmo?
Paulo não usava maquiagem, fantasia, máscara, não tinha super poderes e nem mesmo voava... Aliás, tentemos imaginá-lo na prisão escura e úmida, encolhido, frágil, debilitado, algemado a um soldado romano.
O grande apóstolo erudito, "cheio das letras", chamado e designado para apóstolo pelo próprio Mestre – agora sem recurso, posse ou dinheiro, sem amigos  ou familiares; débil nas forças e na visão. Não se assemelha em nada a um herói – e nem mesmo fala como se fosse um... Revelou-se como  "dos pecadores o principal" – caçador e assassino de cristãos, antes mesmo de "virar a casaca" e transformar-se em líder daqueles que ele tanto desprezou e odiou com todas as suas forças e convicções...
Nos duros momentos em que seu conturbado coração estava soterrado, demasiadamente amargurado e sobrecarregado, ele se lamentava: "Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte"? (Romanos 7.24).
Só Aquele que sonda o profundo e o escondido é quem pode aquilatar e dimensionar a profunda amargura e remorso que pesavam mais que os grilhões e algemas sobre o apóstolo Paulo, como ele conseguia administrar e digerir tudo isso até dissipar e suscitar forças para concluir a missão e responsabilidade a ele atribuída:
"Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja. Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade por Deus a mim atribuída de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus. Quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória. Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim" (Colossenses 1.24,25,27-29).

"Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor" (Romanos 7.25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário