domingo, 14 de maio de 2017

Precavidos


Na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os susterei e eu os salvarei.

                                      Isaías 46.4

Tornar-se idoso pode ser um tanto delicado, um processo doloroso para muitos de nós. É na verdade, uma rota perigosa, repleta de surpresas e algumas bem desagradáveis – é sensato nos prepararmos para estarmos prontos a enfrentar essa fase. Quem sobreviver certamente irá se deparar com ela, e estar ciente disso já é um bom início. Sim, porque muitos de nós, nos esquecemos ou evitamos ponderar sobre a velhice, pensamos que a fase atual será permanente, como um eterno agora. Mas, a nossa negligencia não detém nem paralisa o tempo, a cada anoitecer se foi mais um dia em nosso prazo de concessão de vida terrena, desde o nascimento estamos em contagem regressiva e isto é a pura e inevitável realidade.
A Palavra de Deus nosso grande e perfeito manual de instrução, faz menção a todas as etapas e fases da vida – é sabedoria encontrarmos caminhos, agregarmos experiência e aprendizado à medida que envelhecemos.
Muitos de nós já passamos por isso, já estamos mais adiantados na caminhada; basta olharmos ao nosso redor, entre os amigos e familiares; há sempre exemplos de como nos prepararmos - alguns a serem evitados, outros a serem imitados...
Caso a velhice nos surpreenda, não podemos nunca atribuir a culpa a Deus, pelo contrário, Ele nos deixou inúmeros avisos e conselhos a serem seguidos, observados e obedecidos.
Se bem atentarmos, nossos últimos capítulos poderão ser os melhores e mais notórios da nossa existência. Sim, a última canção pode ser a mais aplaudida, onde somos ovacionados de pé, onde alcançamos o reconhecimento de toda uma jornada de dedicação, honestidade e trabalho digno... Pode ser que toda a nossa árdua labuta nos tenha preparado para um consagrado grande final feliz.
Ao longo da história, Deus sempre atribuiu destaque e grande valor aos mais velhos, e estes sempre estiveram entre os Seus chamados e enviados. Na verdade, esta fase se bem valorizada, trata-se de um dos períodos mais ricos de conhecimento e sabedoria da nossa existência, é lamentável que em muitas culturas, inclusive a nossa, ele é tratado com descaso, negligencia, e infelizmente, até mesmo com certo preconceito. Se não respeitarmos e valorizarmos os outros e a nos mesmos, não poderemos esperar que os demais o façam por nós.
"Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, tema o seu Deus. Eu sou o Senhor" (Levítico 19.32).
"Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai" (1 Timóteo 5.1).

"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas" (Mateus 7.12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário