quinta-feira, 4 de maio de 2017

Indícios de moralidade


Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
                                  
                                     Gênesis 1.26,27

A Palavra nos afirma que há um traço da imagem do Criador em cada personalidade humana. E isto não se refere a sermos parecidos fisicamente com Deus, "pequeninos deuses"; mas sim em nosso aspecto moral e espiritual, refletimos algo do caráter do SENHOR.
Davi dialoga sobre isto nos Salmos oito, faz uma transição entre o projeto do universo e a natureza moral humana:
"Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra. Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos"... (Salmos 8.3-6).
As impressões digitais da moralidade de Deus estão intrinsecamente marcadas em nos. Embora a máxima e famosa argumentação sobre a existência de Deus seja uma variação da causa e efeito – tipo: se há um relógio, deduz-se a existência de um relojoeiro – argumento bastante lógico, só que deixa sem resposta o questionamento sobre ser Deus pessoal ou impessoal...
Alguns concluem e atribuem o nome do "Relojoeiro" como "Mãe Natureza", "Evolução Natural", "Forças Naturais" ou "O Desconhecido" – algo, portanto, impessoal.
Mas, sempre que admitimos que ha algo mais na moralidade humana do que simplesmente a evolução de um mero instinto grupal, cultural ou de um interesse nobre, estamos inconscientemente admitindo a probabilidade da existência de Deus e de que Ele é um Ser Pessoal – mesmo porque nos referimos a "Ele" e não a "aquilo" – caso fosse impessoal. Deduz-se que o projeto moral da humanidade como possuidora da Imagem de Deus – é indício e evidência irrefutável de que o Criador que desenvolveu tal projeto é Pessoal e fonte da própria ideia que temos de personalidade.

"Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente" (Gênesis 2.7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário