sexta-feira, 5 de maio de 2017

Onde depositamos nossa confiança?


Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?

                            Hebreus 2.3

O temor de Golias era tão grande, que os israelitas esqueceram-se das credenciais de quem os enviara a Terra Prometida. Mesmo após presenciarem o agir de Deus os favorecendo em inúmeras batalhas e conflitos anteriores, negligenciaram e deixaram de confiar no SENHOR diante do iminente perigo. Os olhos de Davi, porém, focaram em Deus e não nas proporções do inimigo.
Temos em mente uma lista de perigos que devemos evitar: jamais provocar um animal quando está se alimentando, não enfrentar um leão com vara curta, não espirrar a favor do vento, não ligar o ventilador sobre a farofa, não caçar ursos com armas de bolhas de sabão... e certamente nunca mandar um menino enfrentar um gigante!
É claro que ninguém faz isto, a menos que esteja completamente sem opção, em total desespero – e era exatamente como Saul estava naquela ocasião. Incrível, como quando estamos sem saída, sem opções, é que estamos predispostos, prontos para as surpresas do SENHOR. Saul foi literalmente surpreendido pelo resultado da peleja.
Ele tentou equipar Davi, prepara-lo para minimizar o dano que sofreria – "e aí garoto, você quer um escudo, lanças, espada, granadas, rifle, helicóptero, treinamento de combate, podemos transformá-lo no Rambo, desde que consiga alguma chance diante do gigante"!
Mas Davi tinha outra estratégia em mente – cinco pedras lisas e um estilingue de couro – eram o suficiente para dar conta do recado.
Os soldados murmuravam, encabulados, desviavam o olhar; Saul suspirava ruidosamente andando em círculos; Golias escarneceu, gracejou, achou piada a descabida desproporção... Davi, porém, girou sua funda e Deus fez todo o resto... É bem assim o que acontece com quem negligencia e subestima o que Deus pode realizar com o comum, o que nada é; acaba com pedras na cabeça!
Não há absolutamente nada que possamos enfrentar, mesmo que nos seja de proporção astronômica, e que escape ao nosso controle, não é maior do que o que o SENHOR pode e faz por quem ousa confiar Nele, prossigamos apoiados e confiados Nele.
"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus" (Salmos 20.7).
"Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês" (2 Crônicas 20.17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário