sábado, 24 de setembro de 2016

Trilhando nos Seus passos


E eu sigo atrás, devagar, no passo dos rebanhos e das crianças, até que eu chegue ao meu Senhor.

                                Gênesis 33.14

É muito interessante observarmos o cuidado de Jacó com as crianças e com o gado, naquela jornada. Não permitia que seguissem além das forças, ou que se expusessem ao cansaço extenuante, na rapidez do ritmo dos passos de um adulto, mas só na extensão e de acordo com que eram capazes de resistir e de suportar. Ele calculava exatamente a distancia que percorreriam em cada dia, programando todo o percurso com eficiência e eficácia, mesmo porque já havia em tempos atrás, percorrido todos aqueles íngremes caminhos desertos, e certamente isto foi preponderante para concluírem satisfatoriamente aquela empreitada.
A cada dia enfrentamos um novo desafio, são novas situações, novas circunstancias, são caminhos desconhecidos, águas profundas nunca dantes navegadas, mas nos agarramos ao SENHOR Jesus, sabemos que embora esse caminho nunca fora antes palmilhado por nós, Ele o conhece todo, por experiência pessoal. Os trechos íngremes que nos tiram o fôlego, as trilhas pedregosas que ferem e magoam os pés, os precipícios que nos causam arrepios só de olhar, as jornadas escaldantes que nos deixam extenuados, exauridos e exaustos, as águas turbulentas e agitadas que sacodem o nosso pequenino barco na travessia, e nos leva a pensar que não chegaremos à outra margem... por tudo isso e por muito mais nosso amado Mestre já passou... Ele Se vestiu de um corpo humano exatamente para experimentar todas as nossas emoções, dificuldades, dores, medos, inseguranças, sofrimentos; para Se expor às mesmas sensações, necessidades, alegrias, tristezas, mágoas, frustrações... por isso pode como ninguém nos compreender totalmente. As muitas águas já passaram sobre Ele e não puderam afogar o Seu grande amor por nós; por tudo o que padeceu, tornou-Se o nosso guia perfeito nessa aventura existencial, ninguém melhor que O próprio idealizador da vida para nos conduzir e ensinar como vivê-la sabiamente.
"Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó" (Salmos 103.14).
Ele sabe antecipadamente todas as coisas e mesmo quando as forças nos faltam e nossos pés se tornam vacilantes e trôpegos pelo cansaço e percebemos que não seremos mais capazes de prosseguir, nem dar o próximo passo... Ele não nos abandona, nunca nos deixa só, Ele vem em nosso socorro, renova as nossas forças, nos carrega nos braços, nos leva muito alem do que podemos imaginar.

"Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Isaías 40.29-31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário