domingo, 25 de setembro de 2016

O elo da confissão


Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado.

                                Salmos 32.5

Deus sabe tudo a nosso respeito, mesmo antes de executarmos a ação, Ele já leu nossos pensamentos e intenção do nosso corrupto coração. Mas ainda assim a confissão é fundamental para o nosso próprio bem espiritual, mesmo porque ela é a expressão da nossa liberdade de escolha, denota o nosso arrependimento e pesar pelo erro cometido, restabelece o elo, a ponte de ligação com Deus.
Conta-se um fato que ilustra muito bem isso:
Havia dois fazendeiros que absolutamente não se davam bem. Uma enorme vala separava as duas propriedades, mas, para que ficasse notório o desprezo que nutriam mutuamente, e demarcar acentuadamente o limite de seu território, cada um construiu do seu lado um enorme e reforçado muro que circundava toda a sua terra, para assegurar e manter longe, incomunicável o indesejado vizinho.
Só não podiam nunca imaginar e nem mesmo controlar, o que o acaso lhes reservou – um belo dia na escola da Cidadela, a filha de um dos fazendeiros conheceria o filho do outro, e que daquele encontro, nasce uma grande e profunda amizade, que com o passar dos dias acende uma afeição que se solidifica e se transforma em amor... E determinados a não continuar separados nem sustentar a ranzinza idiotice dos pais, eles derrubam os muros e usam as madeiras para erguerem uma ponte, um elo sobre a grande vala que os separavam.
É mesmo assim o trabalho da confissão – pecados confessados são transformados em elo, a rota que nos conduz novamente à Presença de Deus.
"Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer" (Salmos 32.3).
"Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia" (Provérbios 28.13).

"Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! Todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão" (Salmos 32.1,2,6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário