domingo, 11 de setembro de 2016

Brusca Mudança


Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus,

                                  Mateus 5.12

O Mestre Jesus no Sermão da Montanha, não promete espetáculos chocantes, nem arrojadas e radicais atitudes mentais. Não, ao invés disso, Mateus cinco fala de uma brusca mudança, de uma radical reconstrução de Deus em nosso coração.
Observemos a sequencia do processo de reconstrução do SENHOR em nós:
Primeiro reconhecemos que somos necessitados, que somos pobres de espírito, a humildade é despertada em nós.
Depois, vamos nos arrepender, lamentamos de nossa autossuficiência, do nosso ego inflado e cheio de si. Renunciamos a posição de chefia, declinamos da direção e do controle e entregamos o leme a Quem de direito, o verdadeiro SENHOR de nós, nos tornamos submissos.
Nesta altura, estamos tão gratos, tão extasiados e deslumbrados com a Sua Presença que desejamos mais Dele, nos tornamos insaciáveis, temos fome e sede da justiça que emana de Deus. Quanto mais nos aproximamos, mais absorvemos Dele, mais parecidos a Ele nos tornamos. E isto nos leva a esquecermos e desligarmos um  pouco de nós mesmos e querer servir ao próximo, levar outros a conhecê-Lo, nos tornamos misericordiosos.
Mudamos radicalmente nossa perspectiva, a roda de escarnecedores se torna importuna, o pecado nos incomoda, a injustiça nos irrita, nos tornamos puros de coração.
E percebemos que amamos verdadeiramente ao próximo, nos condoemos das suas dores, intercedemos por eles, e nos tornamos pacificadores.
As injustiças que nos rodeiam, nos emaranhados das circunstancias adversas, quando dizemos não e resistimos às facilidades, nos tornamos socialmente evitados e perseguidos.
Convenhamos, não é uma simples mudança casual e superficial de atitude. Pelo contrário, é uma total demolição da antiga natureza, do velho homem, da velha casa e a criação da nova, sob novo prisma, novos ditames, nova visão. Quanto maior e mais radical a mudança, maior a transformação e a alegria que proporcionará; cada esforço nesse sentido é perceptível e valioso, porque nasce do coração de Deus para nós e é a própria alegria Dele na reconstrução, como no vale de ossos secos...
O trabalho é árduo, exige dedicação e sacrifício mudar radicalmente para o modelo divino, principalmente vivendo em uma sociedade corrupta, corrompida pela inversão dos valores morais, permissiva, onde a mentira, o engano, a violência, os escândalos, o poder imperam e prevalecem. Contudo, o SENHOR nosso Deus promete estar conosco em todo tempo, nos dar forças para continuar; a única atitude fundamental e necessária é mantermos nossos olhos fixos Nele, é não desviarmos nem para a esquerda e nem para a direita.

"Se você virar à direita ou à esquerda, teus ouvidos ouvirão uma voz atrás de você, dizendo: Este é o caminho, andai por ele". (Isaías 30.21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário