quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Confiança inabalável


Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.

                            Habacuque 3.17,18

Se analisarmos a extensão da gravidade da situação acima descrita, constataremos de como é heroica a fé aqui expressa.
Sim, é como se o narrador assim dissesse:
“Ainda que eu contemple e seja reduzido a extrema e completa miséria, e não tenha e nem saiba como encontrar o sustento, e veja a desolação a minha volta de uma casa vazia, um campo infrutífero, improdutivo e as profundas marcas do açoite de Deus, onde antes havia fartura de frutos e Suas ricas e abundantes dádivas; ainda assim eu me regozijarei e me alegrarei no SENHOR”.
Sem sombra de dúvida, essas otimistas e corajosas afirmações são dignas de serem esculpidas com diamante numa rocha, para que fiquem gravadas para a posteridade; e que elas possam pela graça e misericórdia divina, ficarem fixadas como um exemplo de fé inabalável, de intrépida confiante no coração de cada um de nós.
Embora esta pequena porção de texto seja bastante concisa, mas pela ideia que ele aqui nos apresenta, podemos claramente entender: que no dia da adversidade ele corria para Deus, esperava e confiava em Deus, e que em meio a incerteza, a insegurança do amanhã, ele manteria um propósito santo e firmeza de espírito, e mais que isto, se deleitaria, regozijaria, alegraria no SENHOR e esperaria Nele confiante. Isto é  inabalável, amor invencível, confiança excelente!

"Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar, embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria. Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura" (Salmos 46.1-3,5,7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário