sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Sacrifício agradável


Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

                                      Romanos 12.1

Se nos deixarmos conduzir pelo ressentimento, ele é como uma droga que inebria nossas emoções, dilata a pulsação aumentando o bombear do sangue, entorpecendo e elevando as energias instantaneamente. Mas, como outros entorpecentes, escraviza e exige doses cada vez maiores e mais frequentes.
E nesses picos elevados de adrenalina, cada vez mais intensos, há momentos de grande risco, onde a ira deixa de ser apenas uma emoção, um simples impulso e torna-se o próprio motor, o que move e conduz à ação.
Sorrateiramente, sem perceber, um ser que planeja uma vingança, premeditando estrategicamente os detalhes, acaba se envolve de tal maneira que se distancia drasticamente da possibilidade e da capacidade de perdoar. Para este, a ira atenuada, é o fim do combustível que o mantém no foco.
Na verdade, a vingança é comparada à chama que alastra incontrolavelmente até consumir o próprio incendiário. O ódio por sua vez é como o cão raivoso que ataca o próprio dono, enquanto que a amargura é a armadilha que apanha e prende o caçador. Mas a misericórdia é a saída alternativa capaz de libertar todos eles.
Se nos rendermos ao SENHOR, poderemos nos tornar Seus instrumentos aqui mesmo onde nos encontramos, sermos Suas mãos abençoadoras, cheias de amor e misericórdia, espalhando amor onde o ódio se instalou, perdão onde a amargura e o ressentimento imperam, sermos Seus lábios que proferem Palavras ditas a seu tempo, com a sabedoria necessária para edificar aos que cruzam nosso caminho, sermos os Seus pés que trilham até aos necessitados, oprimidos e sobrecarregados.
"Em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria. O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal" (Romanos 12.5-10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário