terça-feira, 13 de setembro de 2016

Renovo


Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.

                            Salmos 143.10

A salvação nos transforma, o novo relacionamento com Deus nos revigora, dá novo fôlego, nova perspectiva, novo prisma, nova energia. Gostamos de orar, buscar a Deus, ler, meditar e estudar a Palavra, aprender sobre nosso Criador, louvar e adorar em todo o tempo. Mudamos completamente a visão e o entendimento sobre nossa situação no trabalho, no lazer, no lar, na igreja. Servir ao próximo torna-se uma alegria e um prazer; os nossos dias ganham uma nova luz, novo brilho. Nos inclinamos e nos dedicamos a Deus, somos membros da família celeste, sempre prontos a servir com determinada dedicação.
Então, iniciam-se os ataques do vil tentador, de repente algo acontece. Os problemas no trabalho, no lar, na escola, no clube, na vizinhança, na igreja se infiltram em nossa comunhão com Deus. Lutamos, digladiamos, para nos desvencilhar, mas somos engolidos, nos embaraçamos, e torna-se difícil separar um escasso tempo para dedicarmos à oração; o coração está tão repleto das circunstancias e urgências do mundo que a adoração é ansiosa e torna-se até entediante. Se o louvor ou a Palavra na igreja se prolonga além do habitual, torna-se enfadonho, nos impacientamos, afinal nosso tempo é escasso, estamos repletos de compromissos urgentes, nossa agenda nos aguarda, não podemos atrasar nem faltar com nossas promessas... Amigos cristãos nos desapontam, ficamos decepcionados com a postura e a conduta de alguns líderes que considerávamos infalíveis, nos quais nos espelhávamos, então ficamos desencorajados, enfraquecidos espiritualmente, o inimigo sabe exatamente onde e como atacar.
Precisamos de um reavivamento para voltarmos aos trilhos, retomarmos exatamente de onde nos desencarrilhamos. Houve um momento na vida de Davi em que ele percebeu a urgente necessidade de um reavivamento, seus inimigos o perseguiam, e ele se escondia e clamava pela ajuda, o socorro de Deus:
"Estendo as minhas mãos para ti; como a terra árida, tenho sede de ti. Apressa-te em responder-me, Senhor! O meu espírito se abate. Não escondas de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova. Livra-me dos meus inimigos, Senhor, pois em ti eu me abrigo" (Salmos 143.6,7,9).
Ele estava dominado pelas lutas, tragédias e dor; sentia saudade da tranquila paz do passado – não das ricas e suntuosas festas do palácio, mas do tempo em que ele tinha íntimo e profundo relacionamento com Deus:
"Eu me recordo dos tempos antigos; medito em todas as tuas obras e considero o que as tuas mãos têm feito" (Salmos 143.5).
Fica evidente que Davi se inclinava para os valores do SENHOR quando ele declara sua sede de Deus; quando deixamos de ter sede de Deus, é sinal de que estamos mortos espiritualmente, e uma vez mortos, não podemos mais orar, louvar, adorar a Deus e sem intimidade com o SENHOR, não produziremos frutos para o Seu Reino.  Sabiamente, Davi clama ao SENHOR para ser vivificado, percebia a necessidade de reavivar e restaurar seu relacionamento a uma condição plena, direcionada e cheia do Espírito Santo de Deus.
"Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano. Preserva-me a vida, Senhor, por causa do teu nome, por tua justiça, tira-me desta angústia" (Salmos 143.10,11).
Assim como ele, é possível que nos espelhemos nos dias de reavivamento do passado, nosso Deus é imutável e pode fazer bem mais do que possamos imaginar ou clamar. Entendemos porém, que para grandes avivamentos pessoais, precisamos clamar a Deus como Davi fez; precisamos de cristãos comprometidos com a Palavra, que sejam sal e luz em seus ambientes e relacionamentos, onde quer que estejam atuando, certamente Deus vai honrar tais orações e mudar, moldar, transformar a nossa Nação, uma pessoa por vez, uma igreja, uma rua, um bairro, uma vila, uma cidade de cada vez, nosso Deus é o Deus do impossível!

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês, declara o Senhor", (Jeremias 29.11-14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário