quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Da tragédia ao triunfo


Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos.

                               João 20.9

Haveria frustração maior para aqueles discípulos, que há três anos tudo deixaram, abriram mão dos próprios sonhos, para seguirem um idealista carpinteiro nazareno? Como a sorte deles havia mudado radicalmente e com tamanha rapidez! As mesmas pessoas que no domingo haviam aclamado Rei ao Mestre deles, na sexta-feira bradaram por sua morte. O linho que envolvia seu corpo inerte, agora era uma prova real de que o futuro deles juntamente com o meigo amigo foram sepultados de vez, sufocados por uma grande pedra.
Jamais aqueles pobres homens, naquela terrível sexta-feira, entenderiam o que nos sabemos hoje, não compreendiam que a trágica sexta-feira seria o triunfo do domingo, ainda desconheciam tais desígnios.
Mas, o apóstolo João, por exemplo, não conseguiu se afastar dalí, não sabemos exatamente o porque... Talvez, porque se encontrava meio perdido, meio sem chão por amar tanto ao Mestre. Sim, porque para os outros Jesus era um Profeta, um fazedor de milagres, um grande Mestre, um filósofo convincente, o provedor que matava a fome, ou mesmo a esperança de plena liberdade política para Israel... Mas para João, Ele era muito mais que tudo isto, era também um íntimo e confidente amigo. Então, mesmo sem entendê-Lo, mesmo após Sua morte, João permaneceu por perto; e por ter escolhido ficar, estava ali no domingo para se alegrar com o milagre da ressurreição.
E nós, como reagimos quando nos encontramos em situação semelhante à deles? Quando estamos em algum lugar entre a tragédia do ontem e o triunfo do amanhã, como nos saímos, permanecemos com Deus ou nos afastamos e nos distanciamos Dele? Fato é que em qualquer circunstancia, não podemos jamais esquecer que nosso Deus é o Deus do Impossível, pode perfeitamente transformar a nossa tragédia de hoje no grande triunfo de amanhã. Mesmo que aparentemente, como aqueles discípulos, nos sintamos sós e abandonados, não devemos desanimar, nem desistir, oremos para que o SENHOR nos fortaleça e resistamos até o fim, já gratos antecipadamente por tudo o que Ele fará, pois ainda glorificaremos Seu grande Nome pelas vitórias e conquistas em nossa vida terrena.

"Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno" (2 Coríntios 4.16-18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário