quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O significado da adoração

Adoração está relacionada à suprema honra ou veneração dada tanto em pensamentos quanto em atos a uma pessoa ou objeto. A Bíblia ensina que somente Deus é digno de adoração (Salmos 29.2), mas registra também tristes episódios de pessoas que tinham outras fontes de adoração. Entre elas destacamos “pessoas” (Daniel 2.46), "falsos deuses", pois há um único e verdadeiro Deus (2Reis 10.19), "imagens e ídolos" (Isaías 2.8; Daniel 3.5), "corpos celestes" (2Reis 21.3), "Satanás" (Apocalipse 13.4) e "demônios" (Apocalipse 9.20). É realmente trágico e lamentável perceber que muitos adoravam a deuses que podiam carregar, levar de um lado a outro, e não ao Deus Criador de todo o universo capaz de nos transportar e até desintegrar qualquer planeta, tamanha sua força e seu poder:
“Na verdade as nações são como a gota que sobra do balde; para ele são como o pó que resta na balança; para ele as ilhas não passam de um grão de areia” (Isaías 40.15).
“...o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho.
Filipe, porém, apareceu em Azoto e, indo para Cesareia, pregava o evangelho em todas as cidades pelas quais passava” (Atos 8.39-40).
Somente o Deus Todo-Poderoso é digno de adoração (Apocalipse 4.11).
A verdadeira adoração envolve pelo menos três elementos importantes:
a)  A adoração requer reverência. Isto inclui a honra e o respeito direcionados ao Senhor em pensamento e sentimento. Uma coisa é obedecer a um superior sem ter disposição para tal; outra, completamente diferente, é entregar os pensamentos e emoções em obediência. Jesus disse que aqueles que adoram a Deus precisam fazê-lo “em Espírito e em Verdade” (João 4.24). O termo espírito fala da natureza pessoal da adoração: é de minha pessoa para a Pessoa de Deus e envolve intelecto (espírito), emoção (alma) e vontade (corpo). A palavra verdade fala do conteúdo da adoração: Deus se agrada da nossa adoração quando compreendemos o seu verdadeiro caráter.
b) A adoração inclui expressão pública. Isto era especialmente dominante no Antigo Testamento por causa do sistema sacrificial. Quando um crente recebia, por exemplo, uma bênção em particular pela qual queria agradecer a Deus, dizê-lo apenas em particular não era suficiente. Ele expressava sua gratidão publicamente através de uma oferta de ação de graças (Levítico 7.12).

c)  A adoração significa serviço, atitude. Estes dois conceitos estão intimamente ligados nas Escrituras (Deuteronômio 8.19). Além disso, as palavras usadas para adoração tanto no Antigo quanto no Novo Testamento se referem, originalmente, ao trabalho dos escravos ao seu mestre. A adoração inclui o alegre serviço que os cristãos rendem a Cristo, seu Mestre e SENHOR. O conceito de adoração não deve ficar restrito à presença na igreja, mas deve abranger uma vida inteira de obediência a Deus, assim como os judeus que se sacodem e se balançam e gesticulam enquanto adoram e oram, é como se dissessem: “eu oro com meu intelecto, mas todo o meu ser ora comigo, se rende, se prostra, se submete ao Todo Poderoso,”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário