terça-feira, 7 de outubro de 2014

Da Insensatez ao Pecado


Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

                Salmos 51.10-12

Davi tomou uma série de decisões insensatas que o colocaram diretamente no caminho da tentação. Primeiramente, ele fugiu da responsabilidade de liderar suas tropas na batalha. Segundo, ele permitiu que o fato de ver uma mulher tomando banho se transformasse em lascívia. Ao invés de se concentrar em suas responsabilidades diante de Deus e da nação, Davi estava concentrando em seus próprios prazeres carnais proibidos. O inimigo de nossas almas arma o laço e se não vigiamos, mergulhamos de cabeça e quando acordamos da letargia espiritual já estamos enlameados na sordidez do pecado e no fundo do poço, é bem assim.
O pensamento provocador nos leva a ação, e a ação pecaminosa conduz a trágicas conseqüências. O caso de Davi com Bate-Seba resulta na gravidez da mulher (2 Samuel 11.5). Ao invés de se arrepender neste ponto, ele caminha para um pecado ainda maior ao estruturar a morte de Urias, esposo traído de Bate-Seba (2 Samuel 11.11). Davi casa-se com ela (2 Samuel 11.27), mas justamente quando parecia que ele havia  se livrado de todos os vestígios de seu pecado, e que havia “empurrado toda a sujeira para debaixo do tapete”, aparece o profeta Natã.
A história que Natã conta a Davi ilustra claramente a gravidade do pecado do rei. O conto do pobre pastor desamparado e do homem rico e mau que recebe um convidado em sua casa mexe com o senso de justiça de Davi. Natã deixou que a raiva de Davi aflorasse até que, no calor de sua ira, o profeta lhe diz: “Tu és esse homem” (2 Samuel 12.7). Davi era o homem rico que não apenas havia roubado o homem pobre, mas o assassinara. Davi não foi capaz de enterrar seu pecado num lugar tão profundo que o ocultasse dos olhos do Senhor da Justiça. Até mesmo o rei Davi precisaria colher trágicos frutos de suas ações malignas.
Imagine a euforia do acusador, zombando diante de Deus: - Este aí é o teu ungido, homem segundo o teu coração?? Rsrsrsrs??
Deve ter havido um silêncio sepulcral no palácio quando Natã parou de falar. Davi se viu diante de um momento de decisão: resistir ou arrepender-se. A decepção, derrota, humilhação, vergonha, frustração consigo mesmo, não é fácil de administrar, só com grandiosidade de alma é que podemos lidar com essas emoções e tais sentimentos.
A reação de Davi nos dá uma pista da razão pela qual Deus o chamou de o “homem conforme o meu coração” (Atos 13.22). Ele admitiu livremente seu pecado e pediu perdão.
O Salmos 51 registra a oração de arrependimento de Davi. O rei derramou sua alma partida diante do Senhor e pediu que Deus o restaurasse. Seus apelos de misericórdia foram expressos através de claros sinais de arrependimento: confissão do pecado, pedido de perdão a Deus e uma oração pedindo poder para mudar seus caminhos.
Pelo fato de Davi ter concordado com o julgamento de Deus e assumido a responsabilidade por seus pecados, ele não desenvolveu o hábito de sucumbir na tentação. Nós não o vemos lutando com o mesmo pecado repetidas vezes. Precisamos seguir seu exemplo, aprendendo a nos arrepender de nossos pecados no exato momento em que Deus os revela a nós. Através do arrependimento e da fé em Deus, podemos ter o poder de Deus para quebrar o círculo vicioso do pecado e, assim, experimentar o verdadeiro perdão.
“Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mateus 4.17).

O chamado de Jesus ao arrependimento é uma séria convocação a todos nós. Tal como muitos dos fariseus do tempo de Jesus, também nós trememos diante da simples menção de nossa pecaminosidade, quanto mais quando somos instados a mudar nossos maus hábitos, ainda mais por existirem tão poucos exemplos de genuíno arrependimento. Mas o rei Davi é um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário