quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Lidando com a rebelião


Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. 

                             1 Samuel 15.23 
                  
Absalão era o "boa pinta", verdadeiro galã de sua época, seu carisma e fascínio conquistaram muitos seguidores e adeptos do seu fã clube. Sua rebelião fortaleceu-se tanto e propagou-se de maneira tal, que nem mesmo Davi seu pai, ousou enfrentá-lo e fugiu ao invés de ocupar-se de uma longa e sangrenta oposição – evitando assim  derramar o sangue do próprio filho rebelde, e ter que lidar com uma tristeza ainda maior em seu próprio coração.
Observamos que embora Deus houvesse perdoado a Davi, seus pecados trouxeram-lhe conseqüências tremendamente dolorosas e desastrosas.
Quando avaliamos essa passagem, por exemplo, poucos de nós teria estrutura para enfrentar e superar a tudo o que Davi vivenciou; foi obrigado a fugir de Jerusalém por causa da oposição, conspiração e rebelião do seu próprio filho.
Imaginemos a dor, temor, tristeza, rejeição que Davi experimentou em cada momento vivido ali, pressionado pelos homens do seu exército a tomar uma posição ofensiva contra o próprio filho. Convém estarmos cientes de que o preço, as consequências e a colheita dos nossos pecados, são profundamente elevados, danosos e marcantes, que muitas vezes somos incapazes de superá-los.
"De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?
Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.
Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês"! (Tiago 4.1-4,6,7,8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário