sábado, 21 de outubro de 2017

Acima das circunstâncias


Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

                                   Jeremias 29.13

Há uma estória antiga do sonho que uma jovem e simpática senhora crente teve sobre três pessoas que oravam.
No sonho ela as observava enquanto estavam de joelhos, o Mestre aproximou-Se a elas.
Chegando até a primeira, inclinou-Se para ela, cheio de atenção, sorriu com amor e falou-lhe com voz mansa e suave, quase em sussurro.
Deixando-a, aproximou-Se da segunda, mas só tocou com a mão levemente a sua cabeça curvada e deu-lhe apenas um olhar de aprovação.
Pela terceira Ele passou quase que abruptamente, apressadamente, sem Se deter para uma palavra ou sequer um olhar.
A mulher em seu sonho, pensou consigo: "Nossa! Quanto Ele deve amar a primeira, certamente deve ser Sua chegada e confidente, pois chegou a sussurrar ao seu ouvido! Já à segunda, Ele deu Sua aprovação, mas nenhuma demonstração de amor como fez com a primeira... Agora a terceira então, certamente deve tê-Lo entristecido muito, deve ter aprontado alguma ou tantas que Ele não foi capaz de dirigir-lhe palavra ou sequer olhar, coitada!
O que será que ela fez de tão grave? E por que será que Ele fez tanta diferença entre elas?"
Enquanto tentava entender em pleno sonho interpretar a atitude de seu SENHOR, Ele próprio aproximou-Se dela, no sonho, e disse:
"Oh mulher, quão erradamente me interpretaste. A primeira mulher de joelhos necessita de toda atenção, ternura e cuidado para mantê-la e conservá-la em meu caminho. Precisa sentir o meu amor, meu carinho, cuidado e zelo em todo o tempo e a cada momento do seu dia – sem isto pode falhar, desvirtuar e fatalmente cair.
A segunda, já é mais madura espiritualmente, tem uma fé mais forte e um amor mais profundo, posso esperar dela que confie em mim sejam quais forem as circunstancias e o que quer que enfrente sabe que pode contar comigo.
A terceira porém, que a você parece que nem notei e até negligenciei, pois é; ela tem a fé e o amor da mais alta qualidade, eu a estou treinando através de processos enérgicos progressivos e drásticos, para realizar tarefas da mais alta estirpe, serviços santos delicados e capciosos, que exige esmero e total dedicação.
Ela me conhece tão de perto e confia em mim tão intensamente, que não depende de palavras, olhares ou qualquer demonstração sensível de minha aprovação. Não desmaia nem desanima diante de nenhuma circunstancia adversa que eu a faça atravessar; permanece confiante em mim, mesmo quando o sentimento, a razão e os mais fortes instintos do coração natural se rebelariam – porque sabe que estou operando nela para a eternidade, e que o que eu faço, mesmo que não o saiba entender e explicar agora, compreendê-lo-á posteriormente.
Eu me calo em meu amor porque amo além do poder de expressão das palavras inteligíveis e da dimensão do entendimento do coração humano; e também por vossa causa, para que possais aprender a me amar e confiar em mim correspondendo espontaneamente ao meu amor, com o amor dado pelo Espírito Santo, sem o estímulo de nenhum apoio exterior, dádiva ou benefício para fazê-lo brotar”.
Que sonho!!!
Sem dúvida alguma, Ele fará maravilhas, se aprendermos a respeitar e discernir o mistério do Seu silencio, e se O louvarmos por todas as vezes em que Ele retira as Suas dádivas para que conheçamos mais profundamente o Doador e O amemos e respeitemos, independentemente dos benefícios recebidos.
"Se você voltar, ó Israel, volte para mim", diz o Senhor. "Se você afastar para longe de minha vista os seus ídolos detestáveis, e não se desviar", (Jeremias 4.1).
"Converte-me, e converter-me-ei, porque tu és o SENHOR, meu Deus" (Jeremias 31.18).

"Não escondas de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova. Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma. Livra-me dos meus inimigos, Senhor, pois em ti eu me abrigo. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano" (Salmos 143.7-10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário