segunda-feira, 15 de maio de 2023

O amor não maltrata


O amor não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.


                                      1 Coríntios 13.5


A Bíblia nos diz que o verdadeiro amor "Não maltrata, não procura seus interesses" (1 Coríntios 13.5).  

Não procurar os próprios interesses e sim o bem do outro, isso é algo que atualmente está se perdendo em nossa cultura. Sim, pois há uma atitude predominante que parece dizer: "Se o meu comportamento ofende outras pessoas, isso é problema delas, são elas que precisam superar isso"! 

Mas, como cristãos temos de perceber que somos parte do Corpo de Cristo, e como tal, devemos considerar o que outras pessoas podem estar passando, nos colocar no lugar delas para melhor avaliarmos as suas reais condições. Devemos sim nos preocupar com os outros, o mundo não gira nem gravita em torno de nós mesmos; precisamos colocar as necessidades dos outros acima das nossas próprias.

O amor de Deus não se exaspera, não desperta a ira, não guarda rancor. Isso significa que Ele não mantém uma "lista negra" com os nossos erros. Quando alguém é prejudicado e diz: "Não acredito que você fez isso! Jamais me esquecerei disso". Ou: "Imagina! Eu não me chateio, simplesmente eu me vingo, e pronto – pago na mesma moeda"! Isso não é o amor de Deus.

Se alguém repetidamente tirar vantagem sobre nós, devemos esquecer, deixar para lá, não nos preocupar com isso. Certamente Deus, que é o SENHOR sobre todos, irá tratar individualmente com cada um de nós. Devemos simplesmente perdoar, deixar para lá as mágoas, rancores, rescentimentos, assim é o amor de Deus.

Perdoar, não revidar quando ofendido, importar-se com os outros mais do que consigo mesmo, nisso consiste o amor divino.





Nenhum comentário:

Postar um comentário