quinta-feira, 4 de maio de 2023

Consequências

 

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.


                                       Romanos 6.23


Deus ordenou a Jonas para ir pregar em Nínive, uma cidade conhecida por sua maldade e perversidade. Não apenas isso: Nínive era também inimiga dos israelitas.

Então, quando Deus disse a Jonas, israelita, "Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença" (Jonas 1.2), Jonas simplesmente ignorou. Ele imaginou que se as pessoas de Nínive não se arrependessem, seriam julgadas. E ciente de que o SENHOR Se compadece e tende a perdoar as pessoas. Definitivamente não queria que Ele as perdoasse, e desse a elas nova chance.

Mas, Deus disse a Jonas para se levantar e ir, e foi o que ele fez, só que em direção oposta. Em vez de ir 800 quilômetros a nordeste rumo a Nínive, Jonas optou por ir 3200 quilômetros a oeste, para Társis. A Bíblia nos diz: "Mas Jonas fugiu da presença do SENHOR, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor" (Jonas 1.3).

Por fim, Jonas pagou o elevado preço da desobediência a Deus, acabou por ficar 3 dias e 3 noites atemorizado, confinado dentro do estômago de um enorme peixe, para então ser resgatado por Deus (Jonas capítulo 1 e 2).

A lição de Jonas constitui para nós um grande exemplo - O pecado sempre vai nos custar muitíssimo caro.

O inimigo tenta nos induzir a  pensar que o pecado compensa e vale a pena, mas precisamos estar cientes de que a conta sempre vem depois, e o seu preço é bastante elevado.

Jonas pagou um alto preço; o pecado de Adão lhe custou o paraíso; o pecado de Davi custou-lhe sua família e reputação, o pecado de Sansão, finalmente, lhe custou a vida. O que o nosso pecado irá nos custar?! Embora Deus perdoa os nossos pecados, as consequências das nossas escolhas, são por nossa conta e risco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário