sexta-feira, 19 de maio de 2023

Na roda dos zombadores

 

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!


                                        Salmos 1.1


É salutar aprendermos com os erros alheios, serve de alerta para evitarmos as mesmas falhas. Desse modo, observamos alguns passos que antecederam o escorregão do apóstolo Pedro ao negar ao SENHOR.

O primeiro passo de Pedro para a negação a Cristo e o consequente fracasso espiritual foi a autoconfiança. Ele disse ao SENHOR: "... nunca te negarei" (Mateus 26.35). Afirmando essas palavras, Pedro não apenas revelou uma infundada confiança em si mesmo, mas também contradisse a previsão de seu SENHOR de que naquela noite ele O negaria junto com os outros discípulos.

O segundo passo na descida de Pedro foi o pecado da negligência em não orar. Isso foi, sem dúvida, resultado direto de sua autoconfiança. O Mestre Jesus lhe determinou expressamente para que ele orasse. Mas ao invez disso, o apóstolo Pedro dormiu, enquanto o SENHOR Jesus orava (Lucas 22.45).

O terceiro passo rumo a descida de Pedro foi seguir o SENHOR à distância (Lucas 22.54). Isso diz respeito ao fato de até querer ser cristão, mas não se dispor a ter uma vida cristã, como deve realmente ser vivida.

O passo seguinte de Pedro foi assentar-se para aquecer-se na roda dos zombadores, no fogo do inimigo. Estava no lugar errado, cercado das pessoas erradas, e próximo de fazer a coisa errada. As pessoas com quem escolhemos andar são as que influenciarão a nossa vida. Então veio a negação de Pedro ao Seu SENHOR, ele havia perdido a noção da realidade e, aparentemente, todo conceito de Deus.

A lição a observar é que quando nos distanciamos da comunhão com o SENHOR e deixamos de andar com Ele, é só uma questão de tempo até que algo ou alguém tome o lugar Dele em nosso coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário