domingo, 28 de maio de 2023

Bem sucedido

 

Mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!


                                      Filipenses 2.7-8


Se tivéssemos que definir e classificar o quão bem sucedido é um indivíduo, quais seriam os critérios que adotaríamos?! Observaríamos o poder que ele exerce sobre os demais?! O volume e a quantidade da sua riqueza, dos bens que possui?! A popularidade conquistada, o rol de amigos que o cercam?! O respeito e consideração que devotam a ele?!

Mas, se adotamos esse padrão critério para mensurar o sucesso, então, aparentemente, o SENHOR Jesus foi um grande fracasso -  a bem da verdade, Ele até foi popular, mas por um breve tempo. Multidões O louvaram por algum tempo, mas, pouco depois se voltaram contra Ele. Logo depois de um de Seus sermões, todos os Seus seguidores O deixaram, exceto os doze discípulos.

Ele também não se destacou politicamente; aliás podemos afirmar  sem medo de errar que Ele foi um fracasso político, dizia sempre a verdade quer agradasse ou não. Todos os níveis de governo primeiramente O rejeitaram, depois conspiraram para matá-Lo.

Não teve muitos amigos, a maioria dos que Dele se aproximavam era por interesse, por força das circunstâncias. Dos poucos que se diziam ser amigos, quando chegou ao fim, O abandonaram e até negaram.

Não possuía dinheiro nem posses, Ele chegou a dizer: "... o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça" (Mateus 8.20, Lucas 9.58). Na verdade, Ele dispunha de uma peça de vestuário, a qual os soldados lançaram sorte ao pé da cruz, para ver com quem ficaria.

Se considerarmos os líderes religiosos como Seus parceiros de profissão, então nem mesmo deles teve o devido respeito, pois estes rejeitaram enfaticamente a Sua Obra.

Mas, apesar de Seu completo fracasso por esses padrões, O SENHOR Jesus Cristo alcançou o mais elevado grau de sucesso que alguém poderia conquistar. Porque Ele veio aqui com um propósito: morrer pelos pecados do mundo, e Ele cumpriu cabalmente a Sua difícil tarefa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário