terça-feira, 2 de maio de 2023

Nenhuma condenação

 

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.


                                        Romanos 8.1


Ao longo de sua vida, ela provavelmente tenha sido usada e abusada por diversos homens. E agora eles simplesmente, já cansados de se divertirem, exigiam a sua execução.

Nos referimos à mulher pega em flagrante adultério em João 8.1-11. Seus acusadores conseguiam ver apenas uma mulher que adotara um estilo de vida promíscuo e imoral. O Mestre Jesus porém, conseguia ver uma pobre mulher perdoada de seus pecados. E com uma declaração do Mestre, seus acusadores partiram, desistiram da sumária execução. E depois disso, lá encontrava-se ela, sem ao menos imaginar, olhando nos olhos do próprio Deus. Em vez de ver desprezo e ódio como nos demais, ela viu amor e compaixão enquanto o SENHOR Jesus pronunciou as palavras: "Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou"? (João 8.10).

Ao que ela respondeu: "Ninguém, Senhor" (João 8.11).

Então o SENHOR também a absolve: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado" (João 8.11).

Certamente, os demais jamais entenderiam tal postura, e deveriam questionar entre si: Como pôde o Mestre Jesus absolver uma mulher adúltera?! Estaria Ele apoiando e incentivando tal prática?!

Mas, Ele pôde fazer uma afirmação tão revolucionária assim, porque em pouco tempo, Ele iria para a cruz onde teria os pecados do mundo derramados sobre Si, logo suportaria todos os pecados que esta mesma mulher havia cometido. Assim sendo, Jesus proclamara esta verdade: "Eu não a condeno, porque irei enfrentar a condenação que você deveria enfrentar. Vou pagar cabalmente o preço do seu pecado". Por isso pode isentá-la.

E o mesmo se aplica também a nós. Incrível, como nós não procuramos viver uma vida santa, reta e íntegra para ganhar a aprovação de Deus e o Seu perdão. Se acreditamos Nele, Ele nos aceita sem levar em conta o que ja fizemos. Ele nos recebe, nos envolve em Seus braços e não para por ai, Ele quer também nos mudar.

Sim, pois o ato de perdão do SENHOR Jesus foi seguido por um desafio: "Vá e não peques mais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário