terça-feira, 10 de novembro de 2015

Quando o agir é descansar


Algum tempo depois, o riacho secou-se por falta de chuva.

                              1 Reis 17.7

Os dias passavam, Elias com espírito resoluto, observava a correnteza do Riacho de Querite aos poucos diminuir; certamente foi tentado a debandar, “dar de mão”, vacilar na fé, mas recusou-se a permitir que as circunstancias estremecesse sua relação com Deus.
Na verdade as circunstancias nos induz a fraquejar na fé e minimizar a dimensão do nosso Deus, assim como vemos muitas vezes o sol encoberto pelas nuvens, mas a fé fortalecida nos convida a ver Deus além dos problemas, acima e no controle de tudo.
Então a corrente foi secando, até se tornar um fio de água, que logo tornou-se pequenas poças acumuladas entre as pedras, até que estas também diminuíram... os pássaros e animais tornaram-se escassos até sumirem e silenciarem de vez, não vinham mais beber ali: o riacho secou-se totalmente. Só então veio a Elias a instrução do SENHOR dizendo: “Dispõe-te, e vai a Sarepta”...
A grande maioria de nós teríamos insônia, mil preocupações, gastrite nervosa, cansaríamos de fazer e rever planos, já bem antes da seca se instalar... Teríamos parado de cantar e de louvar assim que diminuísse a musica da correnteza em seu delgado leito; teríamos pendurado a harpa no salgueiro, passaríamos a andar nervosos e cabisbaixo de um lado para o outro pensativos e tristonhos, sobre a relva ressequida. É bem provável que muito antes do riacho secar totalmente, já teríamos um plano “B” de salvamento, apresentando a Deus pediríamos para Ele abençoar e tomaríamos outro rumo: "Fui"!!!
Temos alguma dificuldade em entender que Deus está no controle literalmente, e que muitas vezes Ele tem que nos livrar de situações embaraçosas, e Ele o faz, porque a sua misericórdia dura para sempre e é a única razão de não sermos consumidos; mas se esperássemos para presenciar o desenrolar de seus planos, evitaríamos muitos conflitos, problemas emaranhados, confusos labirintos; evitaríamos muitas vezes voltarmos atrás, envergonhados e reconhecendo nossa pequenez e eterna dependência Dele.

"Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor" (Salmos 27.14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário