sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Desencontros


Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.

                                  Lucas 19.10

Qual de nós nunca se perdeu por um caminho, em busca de um endereço desconhecido, numa rodovia estranha, Cidade ou País estranho? A sensação é extremamente desoladora, principalmente se nos encontramos em outro País, onde não dominamos o idioma; nos sentimos por assim dizer “como um peixe fora da água”, “como cachorro que cai do transporte da mudança”...
Mas, o nosso Deus está sempre por perto, podemos até senti-Lo caminhando ao nosso lado. Ele está executando o árduo trabalho de resgate em busca dos perdidos. Se puxarmos em nossa memória vamos recordar no passado não muito distante, todas as vezes que achávamos ser mera coincidência: um ato de bondade vindo de um estranho; um coletivo que cruza nosso caminho bem no exato momento que necessitamos; um valor que surge em nossa mão bem na hora; um diagnóstico irreversível que milagrosamente foi equivocado e revertido para nos favorecer; uma decisão repentina que nos preserva do pior... Um por de sol magnífico daqueles de tirar o fôlego, uma noite cravejada de estrelas com um luar feito uma pintura com requinte de detalhes... No falar e no sorriso de uma ingênua criança... No conselho cheio de sabedoria de um humilde e experiente idoso... Podemos percebê-Lo nas palavras que chegam no momento oportuno, dita a seu tempo, num sutil toque de afeto a nos despertar.
Deus se revela a nós até mesmo quando trocamos sua companhia por más companhias, trocamos sua Casa por lugares aleatórios que só nos induz ao erro e a perdição; ou nos agarramos a mesquinharias ao invés de valorizar e desfrutar sua graça... Ele ainda assim permanece conosco, não nos força em momento algum, apenas usa sua graça e seu poder para se revelar a nós e demonstrar que podemos descansar e confiar Nele para conduzir-nos ao nosso eterno destino celestial. Aonde quer que andarmos, os olhos de Deus estão sobre nós.
"Será que quem formou o olho não vê?" (Salmos 94.9).
"Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons" (Provérbios 15.3).
Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje" (Lucas 19.5).

"Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar" (João 1.48).

Nenhum comentário:

Postar um comentário