quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Nossos desencantos


Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?

                                 Jeremias 32.27

Em todo tempo precisamos lembrar que o SENHOR está no controle e no comando de todas as coisas, nada foge ao seu domínio, nada escapa ao seu olhar, nada acaba até que Ele o diga...entender que as fatalidades, tristezas, dissabores, desventuras, desgraças desta vida não podem nos levar ao desespero, a querer tirar a própria vida ou dizer: “ Basta! Pare o mundo que eu quero descer!” Não somos o centro gravitacional desse universo, a terra não gira em torno de nós, precisamos sim buscar forças no SENHOR e afirmar como Paulo:
"De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo" (2 Coríntios 4.8-10).
"Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno" (2 Coríntios 4.16-18).
Todas as tribulações pelas quais passamos são apenas para achegarmos, agarrarmos mais ao SENHOR, a maioria de nós “só apertamos o cinto quando a aeronave já está decolando”, só nos aproximamos e buscamos comunhão, intimidade, quando estamos no pó, quando somos assolados, aí são jejuns, orações, vigílias, madrugada de oração, busca, louvor, adoração... Quando tudo está bem, nem nos lembramos de agradecer ao SENHOR.
Precisamos ter em mente que não somos os primeiros nem os únicos a chorar, ver os sonhos esfacelarem, sofrer decepções, passar por lutas, não há vitórias sem lutas; não podemos querer saltar do trem simplesmente porque ele adentrou um escuro túnel, precisamos confiar que o condutor irá concluir a travessia em segurança, mesmo na escuridão.
Não podemos querer desistir dos nossos projetos ou da vida por conta dos problemas que surgem; há outras maneiras de lidar com o desânimo, o desencanto, a desesperança, o desespero; temos que passar a encará-los como um degrau para subirmos, crescermos em paciência, resignação, humildade, temor a Deus, fé.
"Se te mostrares fraco no dia da angústia, a tua força será pequena" (Provérbios 24.10).
Deus está no controle e Ele nunca desiste dos que são seus:
"Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir? Pergunta o Senhor. A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra" (Isaías 66.2).
"Embora os montes sejam sacudidos e as colinas sejam removidas, ainda assim a minha fidelidade para com você não será abalada, nem a minha aliança de paz será removida, diz o Senhor, que tem compaixão de você" (Isaías 54.10).

"Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia" (João 6.37,39).

Nenhum comentário:

Postar um comentário