Porei minhas leis em sua mente e as escreverei em seu coração.
Hebreus 8.10
Quem vai até Jerusalém e procura pelo o templo que o Rei Salomão edificou, constata decepcionado que nada restou daquela construção, acima do nível do chão. O templo representava a Presença de Deus entre os israelitas, com a arca da aliança, espaço para sacrifícios e adoração. Além da beleza arquitetônica, havia muitos tesouros dentro do templo, despertando o interesse dos inimigos que buscavam dominar o povo e tomar o templo, porque ali havia muita riqueza.
Embora o Rei Davi quizesse muito contruir esse templo, vivenciou muitas guerras, derramou muito sangue. Mas, quando se vive em paz e tudo vai bem, dá até para se "construir um templo" de dedicação a Deus. Embora alguns já pensam ao contrário: é preciso viver em profunda crise, para então buscar a Deus.
Mas, vejamos a opinião de Deus sobre a obra de Salomão, que expressa bem o que pensava sobre tudo aquilo. Deus condicionou Sua Presença a três verbos: "se você seguir os meus decretos; executar os meus juízos obedecer aos meus mandamentos"(1 Reis 6.12). Se Salomão agisse assim, Deus viveria no meio dos israelitas.
O interesse de Deus não está naquilo que nós podemos fazer, comprar ou construir, mas sim no que dedicamos ao SENHOR. Os três verbos expressam a verdadeira adoração que Deus espera encontrar em nosso interior. Não há beleza exterior construída por nossas mãos, que possa substituir a beleza interior construída pelo Espírito de Deus agindo em nós. Assim se constrói o verdadeiro local de adoração. Façamos do nosso coração o templo de adoração ao SENHOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário