sábado, 11 de outubro de 2025

Setas inflamadas

 

Usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.


                                       Efésios 6.16


Os antigos soldados romanos que iam à frente das batalhas com seus grandes escudos retangulares de couro, antes da peleja deixavam-nos de molho na água, até ficarem totalmente encharcados, para que os dardos incendiários lançados pelo inimigo se apagassem ao se fixarem no escudo.

Em dias de paz, vivendo tranquilos segundo a Palavra de Deus, em plena comunhão comunhão com os irmãos, nos sentimos seguros; mas, de repente... um olhar, uma palavra, uma leve chance de aventura, o contato com alguém de quem precisaríamos manter distância, uma inesperada chance oportuna de levar vantagem sobre alguém, de ganhar um dinheirinho extra mas injusto, oculto... Tudo isso acontece rapidamente, semelhante a um dardo certeiro e preciso, rompe todo o nosso equilíbrio e a vida desmorona num caos.

O apóstolo Paulo chama estas situações de setas inflamadas ou incendiárias porque incendeiam, rompem a nossa paz com Deus. Algumas vezes, o incêndio decorrente dessas pequenas coisas é tão grande que só é possível salvar a vida com Deus, fugindo do local ou afastando da pessoa que é o pivor disso.

Entretanto, há medidas preventivas ao alcance para esses casos que devem ser observadas e postas em prática:

1) Levar a sério a advertência do SENHOR Jesus que diz:"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Marcos 14.38).

2) Jamais nos superestimar, crendo que tais situações não podem acontecer conosco ou que, caso aconteça, teremos fé e estrutura cristã para resistir e superar.

3) Não devemos nos expor, principalmente quando os nossos desejos ocultos tiverem possibilidades de serem satisfeitos. Uma vez vulnerável, o inimigo pode levar a melhor e nos envergonhar, aquele que está de pé, cuide para não cair.

4) Não permitir que os elogios de alguém acrescentem lenha ao fogo do nosso orgulho próprio. "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda" (Provérbios 16.18).

5) É importante entregar a Deus todas as nossas possibilidades, propostas, planos, sonhos, projetos e até os pensamentos que rondam a nossa mente, levá-los todos cativos diante do SENHOR.

6) Pedir ajuda e compartilhar as nossas dificuldades com um irmão mais chegado, orarmos juntos e aceitar o suporte dele. Deus usa as pessoas até as mais simples e menos prováveis, para nos abençoar! Aliás, não existe seta incendiária que não possa ser apagada com a água da graça divina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário