O corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês.
1 Coríntios 6.19
Para os israelitas a Casa do SENHOR era o templo ou o "tabernáculo" em Jerusalém. Para eles, este era o lugar em que Deus habitava. Mas, mesmo eles já sabiam que isso era muito pouco. Quando Salomão inaugurou o novo templo, ele disse comovido: "Será possível que Deus habite na terra com os homens? Os céus ... não podem conter-Te. Muito menos este templo que construí!" (2 Crônicas 6.18).
Mais tarde o Mestre Jesus explicou a uma mulher samaritana que Deus não está preso a um edifício e que não seria mais adorado nem no templo judeu em Jerusalém, nem no samaritano no monte Gerizim, mas "em Espírito e em verdade" (João 4.23), e o apóstolo Paulo nos ensinou que a casa de Deus é formada por nós mesmos.
A igreja, organização, prédio físico é o ambiente no qual os filhos de Deus, em quem Seu Espírito habita, se reúnem e tornam Sua Presença visível e ativa. No entanto, um prédio ou uma organização sem a Presença do Espírito Santo nunca será casa do SENHOR; já um grupo de pessoas movido pelo Espírito Santo certamente o será, onde quer que se reúna.
Por isso nossa própria casa também pode ser casa do SENHOR, como podemos ver em Romanos 16.5. É ali que o amor, a paz e o poder de Deus se revelam. Muitas vezes, nossa ida à igreja não seja uma alegria, porque não encontramos nada lá. Mas Deus não está esperando por nós naquele local, Ele quer ir até lá por meio de nós.
E assim sendo, que possamos abrir a nossa vida para Deus nela habitar e então, em comunhão com outros que fizeram o mesmo, nos alegraremos na casa e na Presença do SENHOR. Verdade é que a Casa do SENHOR é exatamente onde Lhe concedemos o espaço, e sem dúvida a igreja é ótima para isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário