Deus retribuirá a cada um conforme o seu procedimento.
Romanos 2.6
E cientes de que Deus retribui a cada um conforme o seu procedimento, nada melhor do que usar os conselhos do Rei Salomão, homem agraciado por Deus com sabedoria, que deixou seu legado para a humanidade (Provérbios 1.8-19).
Ele inicia nos instruindo da valorização de pai e mãe, embora cada cultura tem sua forma de lidar com os pais, o conselho de Salomão é que os filhos devem ouvir, levar em conta, a instrução do pai e o ensino da mãe. É bem verdade que há pais que deixam muito a desejar, mas em geral esforçam-se pelo bem dos filhos. Aos pais atribui a responsabilidade da educação e formação dos filhos; mas, é bom lembrar que "educar" significa influenciar o caráter.
Em seguida, Salomão trata de uma área que abrange e engloba a todos: o cuidado na adoção de modelos e padrões; escolhermos alguém para ser nosso padrão de comportamento ou perfil. O problema surge quando somos convidados a experimentar certas aventuras que mexem com os valores da vida, as atitudes e até os bens dos outros.
Sabemos que temos desde o nascimento a tendência para o mal, devido ao pecado que habita em nós. Sugestões que reforçam essa tendência funcionam como empurrar quem está descendo a ladeira, o tombo será inevitável. Mas, o SENHOR Jesus é a oportunidade de um novo início, com novos valores em relação à vida, a nós mesmos e a Deus. Não podemos culpar nossos pais, amigos ou a sociedade pelos nossos pecados, cada um é responsável por suas escolhas e por si mesmo. O importante mesmo é decidir como agiremos em relação a Deus, lembrando de que pela fé em Cristo Jesus, encontramos o perdão e o recomeço. Diz o dito popular: "Quem avisa amigo é", ainda mais quando o amigo é o próprio Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário