Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
Será possível para nós, seres humanos, manter em nós a mente, o mesmo modo de pensar e agir de Cristo Jesus?! Alguém já disse que todos temos um cérebro maligno. Como, então, mantermos uma mente tão saudável, como a de Cristo?!
Entretanto, o apóstolo Paulo diz em 1Coríntios 2.16 que o cristão tem a mente de Cristo: "Nós temos a mente de Cristo". E na carta aos Colossenses 3.10, o apóstolo afirma que o cristão cresce constantemente na renovação do conhecimento que vai moldando em nós, a imagem Daquele que nos criou.
Este "formar-se e moldar-se" à imagem de Cristo não acontece automaticamente, isso envolve a nossa vontade. É preciso o exercício da fé; aliás, na vida cristã tudo vem pela fé: somos salvos pela fé (Efésios 2.8); temos a certeza de nossa salvação pela fé (Romanos 5.1-2); amamos a Cristo e os irmãos pela fé (1João 5.1); vencemos o mundo pela fé (1João 5.4); somos cheios do Espírito Santo pela fé (Romanos 5.5).
A carta aos Hebreus 11.6 diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Na carta aos Romanos 14.23 Paulo afirma que tudo o que não provém da fé é pecado e em 2Coríntios 5.7 declara que andamos por fé e não por vista. E Romanos 10.17 não deixa dúvida ao afirmar: "A fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo". Portanto, para cultivarmos em nós a mente de Cristo, precisamos cultivar em nós os princípios da Palavra de Deus.
Segue uma série de versículos, todos de certa forma relacionados com o princípio do cultivo da mente de Cristo. Assimilemos um deles por semana, isso nos ajudará a cultivar a mente do SENHOR: Salmos 51.10; Provérbios 23.17; Isaías 26.3; Lucas 18.1; Romanos 12.1-2; 1 Coríntios 2.16; Gálatas 2.20; Filipenses 2.5,13; Colossenses 3.2,9-10 – pois, cristão é quem pensa e age como Cristo Jesus, o SENHOR nosso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário