Lembra-te, SENHOR, das afrontas que o teu servo tem sofrido, das zombarias que no íntimo tenho que suportar de todos os povos,
Salmos 89.50
Se bem analisarmos, na maioria das vezes o relacionamento entre patrão e funcionário nem sempre é tranqüilo. Há tensões típicas da atividade empresarial, do ambiente de trabalho, interesses de ordem pessoal que podem causar dificuldades e gerar desconfianças. Imaginemos então, se o rico patrão fosse ao mesmo tempo sogro do funcionário, com interferência direta na vida sentimental do genro, dificultasse e manipulasse o pagamento do salário, mudando as regras trabalhistas, visando prejudicar o funcionário-genro por dez vezes consecutivas.
Assim foi com Jacó e Labão. Ambos "espertos", a começar pelo nome "Jacó", que significa "suplantador", sempre visando levar vantagem em tudo, desde seu nascimento. Labão, por sua vez, tinha problemas de caráter. Empenhava sua palavra mas não cumpria. Cheio de artimanhas, buscava seus interesses e lucros, atropelando a todos que passassem à sua frente. A história de Jacó e Labão deixa claro que, quando o egoísmo e a ganância reinam absolutos, temos um quadro perfeito para tudo dar errado. A qualidade de vida não pode ser de mal a pior e, se não houver interferência direta de Deus, pode até acabar em tragédia.
E assim ocorre na vida de muitas famílias, onde se misturam problemas de caráter, negócios e sentimentos. Casamentos são destruídos, assassinatos são cometidos, vidas são arruinadas por causa dessa dupla "egoísmo e ganância".
Na linguagem bíblica, são conhecidas por pecado. Por conta da promessa de Deus a Abraão e sua descendência, Jacó foi bem-sucedido. Talvez para alguns de nós, o contexto de vida sentimental ou profissional também seja complicado e nem mesmo compreendemos como acabamos nos envolvendo. Não importa, entreguemos o nosso caminho ao SENHOR e confiemos Nele. Façamos e reconheçamos a Deus, como SENHOR absoluto de nossa vida, deixemos que Ele conduza e dirija os nossos passos. Deus sabe como "virar a mesa" mudando pessoas a partir do coração, pois Ele é soberano sobre tudo e sobre todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário