sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Provas e tentaçãos

 

Tudo o que há no mundo a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provém do Pai, mas do mundo.


                                       1 João 2.16


Enquanto estamos no mundo, estamos sujeitos a todo tipo de tentação, até mesmo o SENHOR Jesus, foi levado ao deserto para ser tentado (Mateus 4.1).

Daí pensamos: que mal pode acontecer ao ver aquele filme, mini série, vídeo ou folhear aquela revista?! E só simular quanto dinheiro sobraria se sonegasse impostos?! Afinal, vou aos domingos à igreja, leio a Bíblia de vez em quando, até oro quando lembro e sobra um tempo?!

A estratégia de Satanás não muda, ele só vai adaptando com novos recursos na medida em que evoluímos; talvez por ser muito eficiente e assertiva. E como na tentação usada com o Mestre Jesus, somos também tentados basicamente em três áreas: a cobiça da carne, as nossas necessidades mais carnais, instintivas, até mesmo fisiológicas; a cobiça dos olhos, o poder e a auto-suficiência; e a ostentação de bens, as riquezas e posses materiais. Mas, o próprio SENHOR Jesus, nos dá o exemplo de como resistir: por meio do pleno conhecimento do que está escrito em Sua Palavra, refletindo assim o íntimo e contínuo relacionamento com Deus Pai.

Verdade é que a nossa segurança não reside em hábitos ou rituais religiosos, mas na íntima comunhão com Deus e total dependência Dele. E jamais podemos nos descuidar, baixar a guarda e soltar o leme! Devemos permanecer sempre alertas e vigiar porque "o Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1Pedro 5.8). Mesmo porque melhor que o perdão de Deus, é ser capaz de deixar de pecar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário