terça-feira, 26 de maio de 2020

Simplesmente obedecer


Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

                                       Atos 9.15

Antes da conversão, Saulo era um forte e temido líder fariseu e possivelmente tenha sido membro do Sinédrio judaico. Em sua acirrada perseguição aos cristãos, presenciou a morte de Estevão, o primeiro mártir da igreja cristã primitiva. Há estudiosos que defendem a idéia de que a ultima e dramática oração deste mártir, enquanto agonizava, intercedendo e perdoando seus algozes, de algum modo tocou o gélido coração de Saulo, despertando nele um inexplicável interesse, mesmo que a princípio negativo, mas, que acabou por ocasionar a sua real conversão.
Seu encontro com Jesus a caminho de Damasco resultou na sua conversão. Mas, os cristãos habituados à cruel e implacável perseguição de Saulo, inicialmente tinham receio, suspeitavam que sua conversão fosse apenas uma manobra estratégica para continuar a caçá-los, o que é bastante compreensível.
Sendo assim, o cristão Ananias tremeu na base, quando Deus o enviou a Damasco para procurar Saulo e orar por ele, ponderou contrariado, relutou, mas, ainda que receoso, obedeceu naturalmente. Seguiu fielmente a ordenança divina o encontrou exatamente no lugar onde Deus havia dito que ele estaria, então orou para que a visão de Saulo fosse restaurada, uma vez que ele havia ficado cego por uma forte luz, enquanto o SENHOR Jesus falou com ele na estrada de Damasco, e o SENHOR assim o fez.
O que desperta a nossa atenção aqui, é que nessa ocasião específica, quando Deus quis usar alguém para abordar e orientar a Saulo, Ele não convocou um experiente e renomado apóstolo como Pedro ou João, simplesmente usou um homem comum. Ananias não escreveu nenhum livro, nenhuma epístola do Novo Testamento, não trouxe nenhuma pessoa de volta à vida, nem proferiu nenhum sermão notável que tenhamos conhecimento, ou que lhe seja atribuído. Mas ele, pela fé, mesmo temendo por sua própria vida, obedeceu a Deus, mostrou valores importantes a um homem que faria tudo isso, e muito mais... Sim, Ananias ensinou o recém-convertido Saulo que, tempo depois, se tornou o notável apóstolo Paulo, que provavelmente nos deixou o maior legado na história da Igreja.
Precisamos dar graças a Deus pelos Ananias levantados no Seu Reino, aqueles que são prontos para obedecerem fielmente, que obscuramente trabalham nos bastidores para fazer a diferença na vida dos grandes. Na maioria das vezes, Eles podem ser estranhos, desconhecidos para os homens, mas certamente, são amados e reconhecidos por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário