sexta-feira, 29 de maio de 2020

Provação=Crescimento


Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia.

                                         1 João 3.13

Há algum tempo atrás, ouvimos uma interessante relato sobre alguns fornecedores de peixes que estavam tendo problemas ao transportar bacalhau da costa leste. Quando chegavam à costa oeste, estavam estragados, perdiam todo o carregamento. Eles os congelaram, mas ao chegar, estavam amolecidos e também pereceram. Então decidiram enviá-los vivos, mas, fatalmente eles não sobreviviam, chegavam mortos.
Foi aí que alguém teve uma brilhante idéia: enviaram novamente vivos, mas com uma diferença, incluíram um catfish (espécie de bagre) em cada tanque de transporte. Observemos que o catfish é um inimigo natural do bacalhau, que o devoram facilmente. Porem, dessa vez o resultado foi bem diferente - ao chegarem, os bacalhaus estavam vivos e pasmem - saudáveis, porque tinham passado a viagem fugindo do catfish. Esta é a lógica da questão!
Talvez Deus tenha colocado um porco espinho em nosso aquário para manter-nos vivos e espiritualmente ativos, livres do comodismo, da inércia, da inanição espiritual. Chamamos isso de provação. Talvez haja uma pessoa tribulosa em nosso convívio, no trabalho, no dia-a-dia que sempre nos coloca em saia justa, fazendo perguntas difíceis, controvérsias, questões com dúbias interpretações sobre as coisas espirituais, exigências descabidas, testando o nosso limite e paciência cristã. As vezes aquele vizinho que nos provoca, em virtude da nossa fé em Jesus Cristo. Ou mesmo um cônjuge ou membro da nossa família que desafia e desacredita tudo e tem raiva de quem crê...
E entristecidos nos perguntamos por que isso nos acontece?! Que mal fizemos a Deus para merecer isso?! Mas, na verdade é o nosso catfish. Essa pessoa nos mantem vivos, ativos, ocupados, buscando, pesquisando, nos aproximando do SENHOR, sem querer elas nos promovem, nos fazem crescer.
Pouco antes de Sua crucificação, o Mestre e SENHOR Jesus disse aos discípulos: "Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia" (João 15.19).
Quer gostemos ou não - Deus permitirá provação na vida do cristão, Ele disse para que tivéssemos bom ânimo, boa disposição. Portanto, se nesse momento estivermos enfrentando uma dessas, há dois lembretes para considerarmos: 1. A provação confirma que somos filhos de Deus; 2. A provação nos aproxima do SENHOR. Quando sofremos perseguição por conta da nossa fé, não podemos nos esquecer que este mundo não é o nosso lar, por isso ele nos é tão hostil.
"Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16.33).

Nenhum comentário:

Postar um comentário