domingo, 31 de maio de 2020

Destacada fidelidade


Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança. Por isso, até hoje, Hebrom pertence aos descendentes de Calebe. . . pois ele foi inteiramente fiel ao Senhor, ao Deus de Israel.

                                     Josué 14.13-14

Pouco se ouve falar sobre esse herói um tanto anônimo da bíblia. Seu nome, Calebe. Interessante observar que em suas próprias palavras, ele disse: Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época (Josué 14.11). O que torna essa afirmação tão significativamente intrigante é que Calebe tinha 85 anos quando ele disse isso!
Em nossos dias a humanidade busca freneticamente por uma vida saudável, mais vitalidade, maior robustez, imunidade em alta, melhor performance...
Qual seria o segredo da longevidade física e espiritual de Calebe? Simplesmente ele perseverou em obedecer e seguir ao SENHOR. Se nós queremos ter uma vida saudável, longevidade espiritual, nós devemos seguir o exemplo de Calebe e fazer o mesmo.
Mas, não podemos nos esquecer que isso significa dar 100% para Deus. Na grande maioria das vezes, quando estamos em dificuldades, esperamos que Deus deixe tudo de lado, corra para nós e solucione todos os nossos problemas. Impressionante que muitos de nós nem sequer nos lembramos ou nos damos o trabalho de agradecê-Lo, como se fosse obrigação Dele nos abençoar em tudo. E então, quando chega a hora de fazermos a nossa parte, louvarmos, bendizermos, sermos assíduos nos cultos, nos dedicarmos em intimidade e comunhão com o SENHOR, é surpreendente o quanto ocupados podemos estar. Nossa agenda é tão absurdamente cheia, não temos tempo para estudar a Bíblia. Incrível como temos tempo de sobra para ver TV, ler mensagens das redes sociais, falar, visualizar o celular, mas não dispomos de tempo para a Palavra de Deus.
Se amamos ao SENHOR de todo o nosso ser, se o nosso coração está de fato com Deus, isso será demonstrado na maneira como utilizamos o tempo que Ele nos concede. Quer queiramos ou não, será claramente exteriorizado na maneira como vivemos a nossa vida. Se perseverarmos em seguir ao SENHOR como Calebe fez, então entregaremos a Ele o nosso melhor, não as sobras. Esse era o segredo que fez a diferença na longevidade espiritual de Calebe e pode ser para nós também, basta apenas colocarmos o seu exemplo em prática.

                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário