terça-feira, 16 de setembro de 2014

Memorial diante de Deus

Então os oficiais que estavam sobre as unidades do exército, os líderes de milhares e os líderes de centenas foram a Moisés e lhe disseram: "Seus servos contaram os soldados sob o nosso comando, e não está faltando ninguém. Por isso trouxemos como oferta ao SENHOR os artigos de ouro dos quais cada um de nós se apossou: braceletes, pulseiras, anéis-selo, brincos e colares; para fazer propiciação por nós perante o SENHOR".                          
Moisés e o sacerdote Eleazar receberam deles todas as jóias de ouro. Todo o ouro dado pelos líderes de milhares e pelos líderes de centenas que Moisés e Eleazar apresentaram como contribuição ao SENHOR pesou duzentos quilos. Cada soldado tinha tomado despojos para si mesmo. Moisés e o sacerdote Eleazar receberam o ouro dado pelos líderes de milhares e pelos líderes de centenas e o levaram para a Tenda do Encontro como memorial, para que o SENHOR se lembrasse dos israelitas.
                                    Números 31.48-54
Deus concedeu uma grande vitória aos israelitas contra os midianitas. Ele transferiu as riquezas dos ímpios para as mãos de Seu povo! Os israelitas os despojaram de todo o gado,  bens e outros animais.
Durante a batalha, não houve baixas do lado israelita. Nenhum soldado foi perdido.
Todo o ouro dos despojos que os soldados pegaram nessa batalha foi oferecido a Deus. E ninguém o exigiu. Ofertaram voluntariamente 16.750 siclos de ouro, o equivalente a 38 mil dólares em valores de hoje.
Moisés e o sacerdote Eleazar levaram a oferta para a Tenda do Encontro como um MEMORIAL para os filhos de Israel diante do Senhor (Números 31.54).
Ela tornou-se um memorial diante de Deus porque foi entregue voluntariamente, com motivação sincera, em gratidão pela grande vitória que Deus lhes concedera.
Foi creditada na conta deles e mantida diante do Senhor, para que sempre lembrasse deles.
As ofertas que entregamos a Deus, de acordo com o padrão que Ele estabeleceu em sua Palavra, não passam despercebidas! Ao fazermos isso, estamos acumulando tesouros no céu. Deus não apenas vê as nossas ofertas: Ele as mantém como memorial diante de si!
O apóstolo Paulo disse aos crentes de Filípos, que lhe haviam enviado uma oferta para suprir—lhe as necessidades, que ela era um aroma suave e agradável a Deus. Disse ele: "Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram.
São uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus" (Filipenses 4.18).
Quando apresentamos nossas ofertas para a obra do Senhor, para enviar missionários a outros países, a fim de evangelizar as suas aldeias, cidades e etnias, patrocinar escolas de formação de obreiros, ajudar a formar um exército para Deus, elas sobem diante Dele como aroma suave. São aceitáveis e agradáveis a Deus!
As orações e as ofertas de Cornélio, o centurião romano, eram um memorial diante de Deus. Em uma visão, um anjo lhe apareceu e disse: "Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus" (Atos 10.4).
Ao longo de nossas vidas, podemos dar muitas ofertas, pensando que passam sem ser notadas. Mas não! Nenhuma oferta fica esquecida! Deus vê todo o sacrifício que fazemos. Ele registra todas as nossas ofertas, vê quando nem temos dinheiro para dar, mas nos sacrificamos num passo de fé, voluntária e generosamente, porque amamos a sua obra e sua causa.
Assim como os holocaustos e sacrifícios dos filhos de Israel subiam até Deus como aroma suave às suas narinas, as ofertas que lhe trazemos também são agradáveis a Ele, que não apenas as vê: também as mantém continuamente diante de si como MEMORIAL a nosso favor!
Jesus disse que quando dermos algo, devemos fazê-lo em segredo, e Deus nos RECOMPENSARÁ EM PÚBLICO! "Quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente" (Mateus 6.3,4; ARC).
Mas não estamos apenas construindo um memorial diante de Deus com as nossas ofertas, que serão recompensadas um dia no céu. Deus também liberará bênçãos sobre a nossas vidas AGORA... nesta terra.
As nossas ofertas são uma lembrança, um investimento diante de Deus. Ele não nos esqueceu, sabe de nossa fidelidade e do compromisso que temos com Ele. Seja lá o que for que necessitemos, Ele é fiel para cumprir a sua Palavra e suprir as nossas necessidades.
Muitos cristãos hoje estão cansados de fazer o bem. Estão desanimados de contribuir porque de alguma forma sentem que as suas ofertas não são significativas.
Lembremos de que uma das leis da colheita espiritual é que colheremos se não desistirmos (Gálatas 6.9). Não paremos de contribuir, sejamos perseverantes, continuemos a ofertar de modo livre e generoso, sabendo que a hora passa e que as nossas ofertas estão registradas como memorial a nosso favor, e chegará o tempo de colhermos, pois a Palavra diz que há tempo para tudo, debaixo do céu!
Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3.1).


Nenhum comentário:

Postar um comentário