Tendo sido, pois,
justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.
(Romanos 5.1)
Quando se discute a
questão da salvação, todo crente sabe que a justificação vem pela fé (Romanos
5.1). Este é ensino claro e consistente do Novo Testamento. Mas o que isto
significa quando o termo “Salvação pela fé” sai do âmbito do debate teológico e
desce ao arroz com feijão da vida real? É realmente possível que alguém seja
salvo? É realmente verdade que a fé – a simples confiança – seja a única
condição para a salvação? No Novo Testamento, há alguma coisa de clima de
“trapezista sem rede de proteção”, e isso nos dá um frio um frio na espinha. É
por isso que a história de Raabe é tão importante.
Raabe foi uma
prostituta que viveu em Jericó (Obs. Josué 2). Alguns comentaristas,
incomodados com sua profissão, tentaram se referir a ela como “estalajadeira”.
Mas nem todo o malabarismo linguístico do mundo pode mudar o que ela era e o
que fazia para viver.
Quando Josué enviou
espias a Jericó, por alguma razão desconhecida eles acabaram cruzando com
Raabe. Surpreendentemente, esta mulher Cananéia primeiramente escondeu os
espias judeus do rei de Jericó. Segundo, ela mentiu, enviando as tropas do rei
para uma caçada inútil rio Jordão abaixo. Então ela revela a razão de suas ações.
Ela disse
aproximadamente o seguinte: “Ouvimos tudo sobre o seu Deus e quão tremendo Ele
é.Sabemos exatamente o que está para acontecer com nossa cidade. Sendo bem
franca, estamos morrendo de medo. Não tenho dúvidas de que o seu Deus é o Deus
verdadeiro. Sendo assim, estou pedindo misericórdia. Poupem a minha vida e a de
meus familiares” (obs. Josué 2.9-13). Isto é muito parecido com a “oração do
pecador”, com a qual estamos bem familiarizados. Não existe nenhuma grande
confissão de pecados (pelo menos abertamente), nenhuma promessa de por a vida
em ordem – é simplesmente uma declaração de crença e um pedido de ajuda vindo
de uma mulher imoral e desonesta.
Entretanto, parece
que isso foi suficiente. Ela começou sua caminhada de fé com o Deus vivo. O autor
de Hebreus inclui Raabe na grande galeria dos “heróis da fé”, bem perto de
Abraão e Moisés (obs. Hebreus 11.31). Tiago também a elogia por usar
extraordinária fé, claramente demonstrada por suas ações (Tiago 2.25). As
implicações de tudo isso são claras: se Raabe pôde ser salva, todos podemos. A salvação é oferecida gratuitamente
a toda e qualquer pessoa que crer em Deus (Romanos 10.13).
Justificação pela
fé: não significa fé grande em Deus, mas fé no grande Deus, sem tentar
consertar a si próprio, mas pedindo que Deus efetue a redenção. Esta doutrina
simples faz da graça de Deus algo realmente maravilhoso e do evangelho da
salvação, boas-novas.
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