quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A Obra de Deus no passado

A revelação bíblica da obra de Deus no passado nos dá um vibrante e informativo panorama dos séculos de atividade divina em relação ao homem.
Primeiramente, ela nos ensina sobre verdades que não poderiam ser conhecidas sem a revelação divina. A misericórdia, graça e amor de Deus demonstrados em sua preocupação com a humanidade.
Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? (Salmos 8.4)
A criação do homem descrita em Gênesis 1-2, responde as perguntas básicas: “quem sou eu?” e “Qual minha origem?” Somente o próprio Deus Criador poderia revelar esses fatos.
Segundo, a Bíblia nos mostra uma grande quantidade de evidências históricas da autenticidade da fé cristã. Dentre as evidências que mais se destacam vemos o cumprimento das profecias, os milagres de Jesus e sua morte e ressurreição. A fé do cristão é, assim, fundamentada nos eventos históricos e está muito distante de ser apenas um “salto no escuro”, como alguns afirmam.
Terceiro, a Bíblia registra exemplos que ajudam aos cristãos de nossos dias. Vários deslizes de Israel e o conseqüente julgamento de Deus são citados no Novo Testamento como situações a serem evitadas. Exemplos: idolatria e murmuração no deserto (1 Coríntios 10.11) e a descrença em Cades (Hebreus 4.11). Paulo é colocado como um exemplo a ser seguido pelos cristãos (1 Coríntios 4.16;11.1), assim como a humildade de Jesus em meio ao sofrimento (1 Pedro 2.21).

Quarto, a Bíblia provê encorajamento para a vida e o testemunho dos cristãos. Se Deus pôde usar um adúltero e assassino como Davi, então Ele também poderá usar um cristão de nossos dias que esteja passando por dificuldades, caso este possua a mesma devoção e apreço que Davi tinha pelo Senhor. Do mesmo modo, se Deus salvou Saulo de Tarso, inimigo dos mais temidos da igreja primitiva (Atos 9.1-31), então com certeza poderá salvar as pessoas que convivem diariamente com os cristãos atuais. Nada pode limitar o agir de Deus e tudo é possível ao que crê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário