sábado, 19 de maio de 2018

Em cima do muro


Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio...

                                      Apocalipse 2.5

A primeira vista, podemos pensar que Abraão e seu sobrinho Ló eram ambos homens extremamente espirituais. Mas um exame mais acurado revela que essa não era a expressão da verdade.
Se bem observarmos - Abraão viveu para Deus, enquanto Ló, por outro lado, viveu para si mesmo; Abraão andou no Espírito, Ló, na carne; Abraão viveu por fé, Ló guiava-se pelo que via. E, principalmente, Abraão andou com Deus, enquanto que Ló andou com Abraão.
Infelizmente, por conta do seu andar sobre o muro, por causa de seu coração semi-comprometido com Deus, Ló estava se tornando um desvio espiritual para Abraão, uma verdadeira pedra de tropeço por assim dizer. A relação deles os prejudicava - mesmo porque, anteriormente, em Gênesis, Deus falou a Abraão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei" (Gênesis 12.1).
Mas Abraão relutava em se separar de Ló. Então, quando a fome chegou, Abraão voltou ao Egito. Isso foi definitivamente um passo para trás. Ele porém percebeu que estava em um estado de afastamento profundo da fé e decidiu retornar a Deus e para o local ao qual Ele o havia chamado.
Infelizmente para Abraão, ele veio a colher nos anos subsequentes os resultados daquela escolha errada. Como bem sabemos todas as nossas escolhas e atitudes tem as suas implicações e conseqüências...
No Egito havia uma mulher chamada Hagar, que era serva de Sara. Abraão acabou por ter um filho com Hagar: Ismael, e a partir de então, os conflitos entre os descendentes deste e os de Isaque perduram até os dias de hoje.
Muitas das vezes surgem influências não vindas de Deus que nos abatem, constrangem, entristecem; as vezes na roupagem de algum relacionamento mal sucedido ou repentina perseguição infundada que acaba por se tornar um desvio espiritual em nossa vida...
Sem perceber, acabamos nos envolvendo e nos comprometendo com isso, de forma a prejudicar o nosso crescimento e desenvolvimento espiritual, e ainda entristecer o coração do nosso Deus.
Então, se por ventura nos encontramos assim, ainda é tempo para revermos os nossos conceitos e mudarmos nossa trajetória, nunca é tarde demais.
"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gálatas 6.7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário