segunda-feira, 14 de maio de 2018

A arte de ouvir


Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

                                         Tiago 1.19

Dentre todos os nossos atributos, o falar é talvez o mais simples, fácil e elementar para muitos de nós, difícil mesmo é exercer a especial arte de ouvir. Na verdade, precisamos mesmo é desenvolver e exercitar essa habilidade, que a grande maioria de nós infelizmente não dispomos de paciência para tanto.
Muitos falam, e até demais, chegam atordoar seus ouvintes - Nem esperam que alguém termine de falar e respondem de pronto, antes mesmo de ouvir a última frase.
A ansiedade de alguns em falar excessivamente e fora de hora, revela uma provável inquietude no íntimo, lá dentro da alma.
Portanto falar não é o problema; o que falar, como, quando, eis a questão.
"Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa"! (Provérbios 15.23).
Querido Deus e Eterno Pai, fazemos nossa as palavras do rei Davi que diz: "Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios" para eu não pecar contra ti.
Por Sua infinita misericórdia, perdoa pelas vezes em que deveríamos silenciar e acabamos falando excessivamente; ou com prepotência, arrogância e impaciência deixamos de ouvir aquelas pessoas que precisavam apenas de alguém para escutá-las. Ensina-nos o dom da tolerância para com o nosso próximo, agradecemos por tudo no Nome santo do SENHOR Jesus.
"Se você parar de ouvir a instrução, meu filho, irá afastar-se das palavras que dão conhecimento" (Provérbios 19.27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário