sexta-feira, 17 de abril de 2015

Não desista, apenas confia


Assim diz o SENHOR: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do SENHOR.
Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém.
Mas bendito é o homem cuja confiança está no SENHOR, cuja confiança nEle está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto".

                                Jeremias 17.5-8

No texto em estudo, há uma revelação que nos capacita enfrentar qualquer problema, adversidade ou crise sem medo ou preocupação!
Deus faz uma comparação contundente entre os que confiam no homem e dependem da força humana e os que confiam e dependem dEle: quem confia no braço da carne é amaldiçoado, mas quem confia em Deus é abençoado.
O indivíduo que confia na própria força, que é limitada, viverá na escassez e não participará da prosperidade. Aquele que confia em Deus, porém, será forte e inabalável!
"Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre" (Salmos 125.1). Ele não temerá diante dos embates que as circunstancias impõe, mas será continuamente frutífero e próspero.
Essa não é uma promessa humana: foi o que Deus disse. "Assim diz o SENHOR...", como lemos no texto em estudo (v. 5).
Se confiarmos apenas em nos mesmos e nossos recursos — nosso salário, conta bancária, investimentos, alugueres, ações e títulos - em vez de confiar que Deus supre todas as nossas necessidades, jamais experimentaremos a prosperidade que ELE planejou para nós.
Diante das adversidades seremos incapazes de nos manter firmes, enquanto confiarmos em nós mesmos ou no Homem, e mantivermos os olhos nas dificuldades, seremos incapazes de tomar posse das promessas de provisão sobrenatural.
Quando enfrentamos problemas financeiros, e não sabemos onde obter dinheiro para pagar as contas, colocar comida à mesa e prover as necessidades básicas da família, confiamos em outro homem e buscamos socorro no agiota, em nossas próprias habilidades e usamos nosso charme sedutor com um empréstimo bancário, ou em Deus para receber os recursos necessários para suprir nossas necessidades?
Como reagimos quando ficamos sem dinheiro para cumprir com as obrigações financeiras? Ficamos preocupados, alarmados ou temerosos, apelando para recursos naturais — buscamos ajuda da família ou dos amigos? Para quem apelamos quando os amigos e familiares começam a nos evitar, a desviarem-se de nós?
Qual é a fonte de suprimento de nossa confiança? Deus quer que confiemos e dependamos DELE para nossa provisão diária. Assim como supriu Israel com o maná diário durante quarenta anos no deserto, Deus proverá todas as necessidades de nosso dia-a-dia enquanto mantivermos nEle a confiança.
"Se o meu povo apenas me ouvisse, se Israel seguisse os meus caminhos, com rapidez eu subjugaria os seus inimigos e voltaria a minha mão contra os seus adversários!" (Salmos 81.13-14).
Moises lembrou aos israelitas: "Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhes que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do SENHOR" (Deuteronômio 8.3).
Ao depararmos com as crises, confiemos na Palavra de Deus e nas promessas proféticas que Ele nos fez, não nos recursos limitados do ser humano.
Assim como Sadraque, Mesaque e Abede-nego que mesmo diante do risco de morte ainda assim mantiveram firmes e confiantes e testemunharam ao mundo a grandeza e fidelidade do SENHOR, Deus quer que ajamos com base na Palavra, segundo suas promessas, crendo e dependendo totalmente dEle, a fim de que Ele supra todas as nossas necessidades e seja engrandecido e enaltecido pelos seus feitos.
A confiança e a dependência de Deus são o segredo para conquistarmos a vitória em todas as circunstancias adversas, não há adversários para o nosso Deus.
"Sua sabedoria é profunda, seu poder é imenso. Quem tentou resisti-lo e saiu ileso?" (Jó 9.4).
A Palavra revela que os que aprendem a confiar e a depender totalmente de Deus jamais terão medo ou serão abalados, diante das situações mais desesperadoras.
No texto em estudo lemos: "Ele será como uma arvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Não temerá quando chegar o calor" (Jeremias 17.8a).
Quando aprendemos confiar plenamente em Deus e passamos a viver não só de pão, "mas de toda Palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4.4), nada mais nos desanimará ou abalará. Independente dos problemas e crises, não seremos afetamos pelas circunstâncias. Seremos como árvore que floresce mesmo durante o tempo de seca.
"As suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto" (Jeremias 17.8b).
Diante das grandes crises e catástrofes, apenas os que mantêm um relacionamento forte com Deus, baseado na confiança e na dependência dEle, permanecerão inabaláveis.
Quando o mundo mergulhar nessas crises, os que confiam em Deus de todo o coração não ficarão preocupados nem temerosos, e suas necessidades serão supridas. Serão como árvore que floresce mesmo durante a seca e nunca cessa de dar fruto!
Mesmo se o mundo inteiro estiver cambaleante sob o impacto de um colapso global, a provisão de Deus estará sobre o seu povo!
Independente da situação, não precisamos temer, nem ficarmos ansiosos, se tivermos construído um firme fundamento sólido de confiança em Deus e em suas promessas, seremos continuamente satisfeitos!

Quando o juízo de Deus vier sobre o mundo, todos verão a diferença entre os que servem a Deus e os que voltaram as costas para sua Palavra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário