sábado, 11 de abril de 2015

Do interior para o exterior


E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro consolador para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

              João 14.16-17

O cristianismo “faça-você-mesmo”, “fast-food”, “delivery”, embora tenha lá seus méritos e eficiência, não é muito encorajador ou eficaz para o exausto por dentro e desgastado por fora. Aqueles que como o filho pródigo já usaram todos os seus recursos físicos, mentais e espirituais, tornaram-se céticos porque tudo em que creram, falhou, seus castelos nem se ergueram, seus projetos nem saíram do rascunho, seus créditos se esvaíram e a sociedade não dá outra chance para os que já não tem o que oferecer...sem poder de barganha, sem valor para a sociedade...
Autossantificação oferece pouca esperança ao viciado...há momentos que precisamos mais que bons conselhos; carecemos de ajuda, alguém para ajudar a carregar nossas culpas e nossas dores, que ajude a remover os fardos e aliviar o peso dos ombros.
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas" (Mateus 11.28-29).
Em certa altura, determinados momentos dessa jornada rumo à glória, pelos errantes caminhos da aventura que a vida é, percebemos que o meio termo é muito pouco, o básico é insuficiente, a roda dos escarnecedores perde o seu encanto, é muito pouco, precisamos de mais....
Necessitamos de real auxílio, passar tudo a limpo, novas perspectivas. Ajuda de dentro para fora, não próximo a nós, não acima de nós, não a nossa volta, não ao derredor. Mas em nós, na parte de nós que desconhecemos, que não ousamos nem descobrir, nossos inabitáveis porões.
No coração que ninguém mais viu...quando nos rendemos a este Gentil Cavalheiro, no mais íntimo do nosso ser passa a habitar, não um anjo, não uma filosofia, não um gênio, mas o próprio Deus em Espírito.
Estamos cercados de filosofias de autoajuda, ideias de como sermos melhores, mais saudáveis, mais bonitos, mas inteligentes, mais poderosos, mais irresistíveis, mais....e nada disso traz consolo, paz, satisfação e alegria real, porque tudo isso vem de fora para dentro.
Somente o amor de Deus pode nos preencher e fazer de nós aquilo que deveríamos ser.
"Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.

Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude" (Colossenses 2.8-10). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário