quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Eliminando a concorrência

 

Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém.


                                         Mateus 2.3


Os sábios que vieram do Oriente eram homens proeminentes, celebridades de grande importância. Se eles viessem até o nosso país em nossos dias, certamente chegariam em uma comitiva com alto nível de segurança. Eles vieram até Jerusalém anunciar a revelação que tiveram, de que o rei dos judeus havia nascido.

Esta foi uma péssima notícia para o Rei Herodes. A história nos diz, assim como as Escrituras, que Herodes era um tirano paranóico. Ele vivia preocupado que alguém pudesse querer assumir o seu trono. Na verdade, ele referia a si mesmo como o rei dos judeus. Ouvir outra descrição deste gênero por dignitários estrangeiros era no mínimo, preocupante.

O Rei Herodes então ficou perturbado, agitado, abalado. E sempre que ele ficava estressado, todos entravam em pânico, porque quando ele sentia que o seu trono e poder estavam ameaçados, simplesmente começava a matar pessoas. Por amarga experiência, todos já sabiam que se Herodes suspeitasse de uma ameaça ao seu poder, cabeças iriam rolar, literalmente. Herodes viu o anúncio dos dignitários como uma ameaça ao seu reino, então ele ordenou que este, então chamado Rei dos judeus, fosse eliminado.

Ainda hoje, há muitas pessoas como Herodes. Que simplesmente não permitem que alguém ou algo intervenha em sua carreira, seu estilo de vida, ou altere os seus planos. São pessoas que vêem Jesus como uma ameaça para tudo isso, não se importam em celebrar o nascimento de Jesus, desde que Ele permaneça na Sua manjedoura, como um bebê. Pessoas que estão Ok com Deus, enquanto Ele estiver fora de suas vidas. Mas, assim como o Rei Herodes, elas sempre perdem o que mais valorizam e têm procurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário