terça-feira, 14 de setembro de 2021

Sob a mira do inimigo

 

Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.


                                         1 Pedro 5.8


Todos sabemos que Davi mantinha profundo relacionamento e estreita intimidade com Deus, ele O amava ternamente e de uma maneira muito especial. Ainda assim, teve o seu deslize, caiu em pecado.

Sempre que mencionamos ao Rei Davi, comumente dois nomes saltam em nossa memória: Golias e Bate-Seba – pois sem dúvida alguma eles representaram, respectivamente, a maior vitória e a maior derrota de Davi.

Acontece que Satanás é sagaz e nos sonda em todo o tempo; não conseguiu derrotar a Davi no campo de batalha, então derrotou-o na sensualidade.

Especificamente, nesse período em particular da vida de Davi como o Rei de Israel, não lemos sobre ele adorando e buscando a Deus. Estava tranquilo, então relaxara na intimidade que tinha com Deus; e, portanto, estava mais vulnerável; sem perceber baixara a guarda. Assim sendo, tornou-se um alvo fácil para o diabo.

Então numa bela noite, Davi pôs os olhos em Bate-Seba e pecou. Pela misericórdia divina, ele acabou confessando o seu pecado e foi perdoado, mas teve que colher o fruto que plantou. Os pecados que ele cometeu, repetiram-se seguidamente nas vidas de seus próprios filhos.

O inimigo é astuto, continua a procurar alvos fáceis. Ele sabe que tem mais chance de ser bem sucedido, se atacar alguém por mais fervoroso que seja, quando está distante dos cuidados e da proteção do SENHOR, longe da guarida de Deus.

Certamente aqueles que avançam em direção a Cristo, que buscam dilatar e crescer em seu amor pelo SENHOR, que estão constantemente sob os Seus cuidados e proteção, não são tão fáceis de serem atingidos, como aqueles que relaxam em sua dependência e se afastam do SENHOR. Estes são os possíveis candidatos para a próxima vítima, em quem o diabo lançará suas setas, e fará o seu estrago.

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno" (Salmos 139.23,24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário